Consórcio do lago reitera cobranças feitas a Investco

Reunidos na última terça-feira, 2, o prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal do Lago - CILago voltaram a cobrar a Investco para sejam cumpridos os Planos Básicos Ambientais - PBAs. Os prefeitos ainda disseram estranhar a informação divulga...

Os prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal do Lago - CILago reiteraram nesta terça-feira, 2, as cobranças feitas a Investco, para cumprimento dos Planos Básicos Ambientais - PBAs, a serem executados pela compensação dos impactos decorrentes da construção do Lago de Lajeado e da Usina Hidrelétrica (UHE) Usina do Lajeado, além das conseqüências que surgiram após a conclusão do empreendimento. Os municípios impactados são: Brejinho de Nazaré, Lajeado, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantínia.

No mês de fevereiro o Governo do Estado concedeu a renovação da licença ambiental para que a Investco continue operando os serviços no lago. Porém, ainda em outubro de 2009, havia firmado o compromisso de só conceder a licença após o cumprimento de todos os PBAs e obrigações com os municípios impactados.

A intenção dos prefeitos do CI Lago de continuar lutando para que a Investco cumpra com suas obrigações foi reforçada pela emissão de relatório do Tribunal de Contas da União, que pontua uma série de irregularidades no cumprimento dos Projetos Básicos Ambientais resultantes da concessão de uso da Usina Hidrelétrica de Lajeado.

Os prefeitos ainda disseram estranhar a informação divulgada pelo Governo Estadual de que a renovação da licença teria sido expedida em atendimento a uma solicitação do Governo Federal, uma vez que não é prática do mesmo interferir nestas questões.

Comentários (0)