Construção de Unidades de Saúde da Família está atrasada; Semus afirma que Ministério da Saúde ainda não repassou recursos

Com previsão para conclusão em julho, as obras das Unidades de Saúde da Família (UFS), lançada em janeiro pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha, em Palmas ainda não iniciaram. A Semus informou que a demora se deve ao atraso no repasse de verba fed...

Com previsão para conclusão em julho, as obras das Unidades de Saúde da Família (UFS), lançada em janeiro pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha, ainda não iniciaram. O ministro havia assinado uma ordem de serviço para início imediato da construção de três USF nas quadras 405 Norte, 806 Sul e Lago Sul. Essas unidades teriam como prioridade o combate à dengue. As obras teriam 90% de recursos federais e 10% de contrapartida da prefeitura.

A assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde de Palmas informou que o prazo inicialmente previsto, de 180 dias, foi prorrogado em função do atraso do Ministério da Saúde em repassar os recursos ainda não efetuados, correspondente a 65% do valor para edificação dos prédios das USF’s. A assessoria disse ainda que apenas 10% do recurso já foi enviado pelo MS. Esse recurso foi destinado para custear os serviços de elaboração de projetos topográficos e de terraplanagem dos terrenos, os quais estão em processo licitatório.

A Semus não informou uma nova data de conclusão das obras.

Unidades de Saúde da Família

Estão previstas para Palmas, até o fim de 2012, a construção de mais treze Unidades de Saúde da Família, totalizando 17 com outras três já estão com as obras em andamento. São elas: USF 403 Norte; USF 210 Sul; USF Lago Sul; USF Taquari; USF 405 Norte; USF 403 Sul; USF Buritirana; USF Aureny I; USF 406 Norte; USF 806 Sul; USF Santa Fé; USF 1004 Sul; USF 503 Norte; USF 1103 Sul; USF-712 Sul; USF Morada do Sol; UPA Norte e CEO-Centro Odontológico.

As unidades terão como prioridade o combate a dengue e as obras terão 10% de investimento do município de Palmas e 90% de recursos federais. Só as USF’s da 405 Norte, 806 Sul e Lago Sul terão um investimento na ordem de R$ 1,2 milhão.

Confira nota na íntegra

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) informa que o prazo inicialmente previsto, de 180 dias, deverá ser protelado, em função do atraso do Ministério da Saúde (MS), no repasse dos recursos (65%), ainda não efetuados, destinados à edificação dos prédios das Unidades de Saúde da Família (USF).

A Semus esclarece, no entanto que, os 10% de recursos já enviados pelo Ministério da Saúde estão custeando os serviços indispensáveis de elaboração de projetos topográficos e de terraplanagem dos terrenos, os quais estão em processo licitatório.

SECRETARIA DA SAÚDE DE PALMAS
Assessoria de Imprensa

Comentários (0)