Convênios com o Ministério da Integração vão atender cerca de 60 mil por meio do TO sem Sede: benefícios estão previstos ainda para este ano

Durante o lançamento do Tocantins sem Sede na manhã desta segunda-feira, 25, o governador Siqueira Campos assinou três convênios com o Ministério da Integração, que irão possibilitar a implantação de cisternas, barragens e poços artesianos em regiões...

O governador Siqueira Campos (PSDB) assinou na manhã desta segunda-feira, 25, três convênios com o Ministério da Integração, representado pelo ministro Fernando Bezerra. Os convênios somam o valor de R$ 77,5 milhões vão possibilitar a implantação de cisternas, barragens e poços artesianos em regiões rurais do Sudeste do Estado. Os convênios foram assinados durante o lançamento do programa “Tocantins sem Sede”.

Durante o lançamento do programa o presidente da ATS, Edmundo Galdino, enfatizou que o mesmo vai beneficiar 57 mil pessoas da região Sudeste. “Serão atendidos 27 municípios desta região, que é tão rica e ao mesmo tempo tão maltratada pela estiagem. Este programa vai garantir uma solução definitiva”, disse o presidente.

O governador Siqueira Campos salientou a cooperação entre o Estado e o Ministério e disse que a aliança tem sido fonte de desenvolvimento para o Tocantins e para o Brasil. “Temos a responsabilidade de não decepcionar e farei tudo para isto”, disse o governador, que também destacou a importância do apoio do Ministério da Integração para outras regiões e projetos, como a construção de uma ponte de integração nacional em Porto Nacional.

Segundo o ministro Fernando Bezerra, o apoio aos projetos de saneamento no Tocantins é o terceiro passo do programa de nacionalização do “Água para Todos”, do Governo Federal. “Por meio do Água para Todos já demos o primeiro passo no Rio Grande do Sul e o segundo no Amazonas. Agora estamos dando o terceiro aqui”, disse o ministro.

Entre os benefícios elencados por Bezerra com a implantação do projeto no Estado está a qualificação das famílias que irão receber o beneficio. “As famílias serão treinadas. Este é um dos componentes do programa, a capacitação e a sensibilização das famílias”, ressaltou o ministro. De acordo com Bezerra a primeira parcela do recurso destinado ao programa do Tocantins deve ser liberada no dia 7 de julho e as ações do programa já devem ser recebidas pela população da região Sudeste no último trimestre deste ano.

Tocantins sem Sede

Por meio do programa Tocantins Sem Sede, serão construídas 11.350 cisternas até 2014, que vão atender comunidades rurais e quilombolas de 27 municípios da região Sudeste que sofrem com o período da estiagem . Serão construídas 117 barragens em comunidades rurais dos municípios atingidos pela seca e de 38 poços artesianos, destinados a atender aos assentados da Reforma Agrária da região Norte.

De acordo com a Secom, as cisternas que serão instaladas utilizam tecnologia limpa e segura, são extremamente duráveis e de fácil manuseio. Feitas de polietileno, as cisternas são impermeáveis, sem risco de vazamento ou contaminação, têm alta resistência e durabilidade. Equipada com tampa, cada cisterna tem capacidade para armazenar até 16 mil litros de água.

Comentários (0)