Criança aguarda liberação de biópsia para realizar tratamento médico: Hospital teria alegado falta de recursos

Depois de ter sido internado pela primeira vez no Hospital Infantil de Palmas, em janeiro deste ano, por causa de problemas renais, o menino Pedro Lucas, de 1 ano e 8 meses, aguarda a realização de uma biópsia para dar continuidade ao tratamento. De ...

O menino Pedro Lucas da Silva, de 1 ano e 8 meses de idade, continua no aguardo de uma biópsia para dar continuidade ao seu tratamento de saúde. De acordo com a mãe do menor, Íris Mangabeira da Silva, o menino foi hospitalizado pela primeira vez no início de janeiro no Hospital Infantil de Palmas, depois de apresentar problemas renais.

A mãe informou também que a criança começou a apresentar os primeiro sintomas no final do mês de dezembro de 2011. “Percebemos que ele começou a engordar muito rapidamente. Quando levamos ao médico foi constatado que Pedro Lucas estava com problemas nos rins e necessitou ficar internado durante 12 dias”, relatou Íris.

Novamente internado

A mãe afirmou ainda que, ao receber alta, Pedro Lucas teve outra consulta agendada e que retornou ao hospital no final de fevereiro, quando ficou novamente hospitalizado e passou por uma série de novos exames. “Aí foi constatado que ele estava com infecção nos dois rins e os médicos pediram a realização de uma biópsia, que não foi realizada até agora”, informou Íris.

De acordo com a mãe, ela procurou hospital por diversas vezes para a realização do exame, mas não foi atendida porque a unidade teria alegado falta de recursos para pagar o procedimento. “Por causa da confusão com a Pró-saúde disseram que não poderiam fazer o exame porque não sabiam quem iria pagar”, relatou.

Denúncia no MPE

Depois de não ter sido atendida, Íris Mangabeira procurou o Ministério Público Estadual solicitando providências. O MPE confirmou que a mãe esteve no órgão no dia 18 junho e que, após receber a denúncia, encaminhou ofício ao hospital solicitando a realização do procedimento. Como não obteve outra reclamação por parte de Íris, o MPE entendeu que a solicitação tivesse sido atendida.

Riscos à criança

Íris Mangabeira informou que Pedro Lucas é medicado e que vem respondendo bem ao tratamento preliminar. “Meu medo é que os remédios utilizados por longo período provoquem prejuízos ao desenvolvimento do meu filho”, afirmou ela.

O Site Roberta Tum está no aguardo da manifestação por parte da Secretaria de Saúde do Estado, a respeito das providências que estão sendo tomadas para a realização da biópsia em Pedro Lucas. (Antonio Luiz)

 

 

Comentários (0)