Após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento Sul com queixas de vômito e diarréia, a menor Eduarda Ferreira Cunha, de três anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira, 10. A paciente foi atendida pelo médico de plantão que, segundo a Secretaria de Saúde, receitou a medicação indicada para o caso às 23h55.
Em entrevista ao Site Roberta Tum, o pai da menor Cleiton Vieira Cunha, 27, afirmou que deu entrada com sua filha na Upa-Sul com suspeita de dengue, pois a criança apresentava vômitos e febre baixa desde as 21 horas. “Levei minha filha na unidade achando que ela estava com dengue para fazer o teste. Ela entrou na sala para ser atendida e em menos de cinco minutos a enfermeira voltou com minha filha morta nos braços”, declarou.
O pai, emocionado, informou que foi aplicada injeção na menor por volta das 23h28 e minutos depois a criança foi declarada morta. “Não quero afirmar que houve erro médico, mas não entendo como minha filha deu entrada para ser atendida caminhando e apenas com uma febre baixa, e volta morta”, afirmou.
Sem velório
A família aguarda agora o laudo do Instituto Médico Legal – IML que vai apontar a causa da morte, para só então tomar alguma providência. O pai informou ainda que não fará velório da menor e aguarda liberação do corpo para que seja enterrada. “Não vou realizar o velório dela, vamos esperar que ela seja liberada e depois levá-la para o cemitério”, contou.
Em nota, a assessoria da Semus informou que a paciente recebeu todos os cuidados necessários, mas veio a óbito após apresentar parada cardiorrespiratória. Segundo a Secretaria, a morte da criança foi constatada às 00h40 após receber todos os procedimentos de ressuscitação.
A assessoria informou ainda que os pais da menor foram encaminhados para o Serviço Social da Unidade para orientação e o corpo para o Serviço de Verificação de Óbito – SVO, para identificação da causa da morte.
Confira nota abaixo:
A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) informa que a paciente, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, às 23h28 desta quinta-feira, 09, com queixas de vômito e diarreia, tendo sido recebida em seguida pelo médico plantonista, que a encaminhou para a sala de emergência para receber a medicação prescrita às 23h55. Ainda na sala de observação a criança apresentou parada cardiorrespiratória, tendo sido encaminhada imediatamente para a sala de emergência.
A Semus informa ainda que foi constatado o óbito da criança às 00h40 e encaminhados os pais para o Serviço Social da Unidade para orientação e encaminhamento do corpo para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que identificará a causa da morte.
Comentários (0)