Curso de Automação capacita alunos: combate de desperdício de energia é trabalhada

Em Araguaína,15 alunos do Senai participam do curso de Automação Predial aprendem novas tecnologias para combater o desperdício de energia elétrica. As aulas práticas acontecem no Laboratório de Domótica que é uma solução tecnológica que visa promove...

Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai Araguaína que participam do curso de Automação Predial aprendem novas tecnologias para combater o desperdício de energia elétrica. O curso, que é realizado no Centrode Educação e Tecnologia – Cetec, atende 15 alunos. As aulas práticas acontecemno Laboratório de Domótica que é uma solução tecnológica que visa promover obem estar dos indivíduos com foco em seu conforto térmico e visual,satisfazendo também a segurança eletrônica patrimonial e a eficiênciaenergética das instalações prediais.

Instrutor responsável pelo curso no Senai, Ronaldo Lima disse que osistema automatizado servirá como suporte didático ao desenvolvimento do cursoe que este tipo de tecnologia encanta os alunos fazendo com que os mesmos seinteressem mais pelo aprendizado, sendo também, mais assíduos nas aulas.

Lima, que foi o responsável pela instalação do sistema, explica ofuncionamento deste. “Ao entrar no ambiente, que é monitorado por sensores depresença, um micro PLC [Controlador Lógico Programável] aciona o sistema deiluminação através de uma interface de potência e começa automaticamente acontagem dos impulsos para o acionamento do ar condicionado central, que sóserá ligado se os indivíduos permanecerem naquele ambiente, ou seja, apenasentrar e sair rapidamente não satisfaz as condições para que a central de arcondicionado seja acionada”.

Este tipo de automação evita que os equipamentos elétricos (arcondicionado, iluminação, bancadas, entre outros) fiquem energizadosdesnecessariamente, fazendo com que a instalação seja mais segura eficiente.

O instrutor destaca ainda que o sistema é bastante flexível. “Senecessário for, pode-se acionar a central de ar condicionado remotamenteatravés de um celular comum, afim de que o ambiente seja previamenterefrigerado e assim aumentar o conforto térmico dos usuários”.

Automação Predial

O curso é oferecido pelo Senai em Araguaína, temduração de 120 horas, e é destinado a profissionais que atuam como técnicos deempresas de segurança, consultores, vendedores e distribuidores de sistemas desegurança e eletricistas. O objetivo é capacitar este público para executar, emtodo tipo de estabelecimento, a instalação de equipamentos de controle deacesso, bem como centrais de alarmes, câmeras de segurança, dentre outros.

Comentários (0)