Da reforma: Alan Barbiero assumirá Desenvolvimento Sustentável e PMDB terá pasta

Está confirmada para os próximos dias a reforma administrativa que o governador Siqueira Campos fará no seu secretariado.

 

Uma das surpresas será o aproveitamento do ex-reitor da UFT, professor Alan Barbiero na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, atualmente ocupada por Divaldo Rezende. Alan é do PSB, tem um bom relacionamento com o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos. Antes de compor a vice na chapa de Luana Ribeiro(PR) nas eleições da capital, Barbiero chegou a consultar Eduardo e tentar a vice de Marcelo Lélis(PV).

 

O PSB, de Eduardo Campos, vinha sendo tratado como um provável destino do secretário desde a pré campanha nas eleições municipais. O partido recebeu o apoio do PSDB em Gurupi, onde elegeu Laurez, mas esta não é uma decisão política que esteja definitivamente tomada, adiantam interlocutores governistas.

 

A confirmação da saída de Divaldo deve acontecer até sexta-feira, quando ele pretende deixar a pasta. Executivo de nível internacional, com relações em todas as esferas do governo federal, a permanência de Divaldo no governo acontecia desde o primeiro momento como uma contribuição ao Estado. Segundo o Portal T1 Notícias levantou, ele pode assumir alguma função de representação dos interesses do Estado na Europa.

 

Frederico e  Ayres cotados

 

A reforma deverá ser também a oportunidade do governo sacramentar a aliança com o PMDB de Júnior Coimbra, feita nas eleições de Palmas.

 

Há dois caminhos para isto: a Secretaria de Cidades  -  que pode não mais ser fundida com a Habitação, conforme previsões iniciais – e a super Secretaria a ser criada : Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia. A primeira pasta foi deixada pelo deputado Sandoval Cardoso e tanto pode abrigar um peemedebista como abrir espaço para que outro (Ricardo Ayres) retorne à Assembleia Legislativa.

 

Quem articula neste sentido é o próprio deputado federal e presidente do partido, Júnior Coimbra. Nos corredores ouve-se que Jorge Frederico(PSD) pode ser o nome para Cidades. Sobre Ayres, fala-se também na Secretaria da Juventude, que ele já ocupou no governo Marcelo Miranda. A pasta, também nos bastidores, figura na lista das que podem ser extintas.

 

Falando no final de semana rapidamente com o secretario Eduardo Siqueira tive dele duas confirmações: de que a reforma acontece entre os próximos dias e o pós carnaval; e que o que o governo pretende fazer é mais uma reorganização de pastas e melhoria na gestão do que propriamente economia.

 

Neste pacote vem aí uma mudança na área de Infra Estrutura que vai dar o que falar. Volto a ela logo mais.

Comentários (0)