Danilo de Melo faz retrospectiva dos cem dias de gestão e destaca o desafio da nova concepção da educação na rede estadual

Em entrevista exclusiva ao Site Roberta Tum, o secretário estadual de Educação, Danilo de Melo, fez uma retrospectiva dos primeiros cem dias de sua gestão a frente da pasta. E entre os principais desafios afirmou que "a educação agora tem o foco...

Em entrevista exclusiva ao Site Roberta Tum, na tarde desta terça-feira, 5, o secretário estadual de Educação, Danilo Melo, falou sobre os principais acontecimentos dos primeiros cem dias de sua gestão a frente da pasta.

Segundo secretário os primeiros meses foram marcados por desafios e alegrias e as principais dificuldades encontradas foram às dívidas, o problema da infraestrutura das escolas e a indefinição sobre o quadro de pessoal, já que alguns dos aprovados em concurso não tomaram posse, apesar de terem sido chamados.

Perguntado sobre as mudanças que ocorreram na secretaria, Danilo enfatizou que mudou a concepção de educação na rede estadual. “A educação agora tem o foco para a formação integral do indivíduo, tendo, assim, que dialogar com várias linguagens e campos do saber. A educação agora necessita de um currículo que seja voltada para a juventude”, pontuou.

Escolas de Tempo Integral

Sobre a implantação das escolas de tempo integral o secretário disse que esse projeto vai ter seus problemas, mas que com o passar do tempo irá sendo ajustado. Disse ainda que em alguns meses sairá a relação das escolas que passarão para o regime integral.

Quanto a infraestrutura das escolas Danilo afirmou que está sendo realizada uma avaliação com o levantamento de todas as reformas que estavam sendo feitas. “Foi contratada uma equipe de arquitetos e engenheiros para fazer um mapeamento de toda a rede estadual, para que nós possamos investir no que for importante e a escola tenha um padrão mínimo para funcionar.”

Feira Literária Internacional do Tocantins

Sobre a Feira do livro o Secretário afirma que houve uma mudança de concepção. “O objetivo esse ano é investir na aquisição dos livros por parte dos professores. Antes eles recebiam o cheque-livro para comprar, mas não tinha dinheiro para se deslocar. Agora ele vai ter esse apoio”, adiantou.

Além disso, Danilo disse que as escolas vão ter liberdade para escolher seu próprio acervo sem nenhum tipo de direcionamento. “A idéia é eliminar os grandes espaços das tendas para que seja gasto o mínimo possível. O objetivo é reduzir os custos ao máximo. Também haverá um desconto padrão em todos os livros oferecidos pela feira e venda de livros promocionais”, afirmou Danilo.

O secretário fez ainda uma avaliação sobre o trabalho com o novo governo. “O bom é trabalhar com um governador que está sempre aberto para as discussões da educação e que ver o professor como parceiro. O que mais gratifica é trabalhar com um governo que percebe que a criança fora da escola pode ser privada de seu desenvolvimento” finalizou. (Colaborou Sara Cardoso)

Comentários (0)