Durante coletiva com o secretário da Educação, Danilo de Melo foram apresentados os resultados do Sistema de Avaliação do Tocantins, Salto. Segundo o secretário, houve uma evolução nos índices deste ano. Em todas as séries avaliadas, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, os resultados foram satisfatórios.
Na ocasião, o secretário ressaltou, após questionamento, que as exonerações ocorridas na pasta não devem influenciar nos resultados do Salto. “O desempenho do Salto e as demissões não estão relacionadas. As questões administrativas não têm poder de influência no sistema de avaliação”, afirmou.
Comparando os resultados da primeira avaliação e da segunda, no 5º ano do ensino fundamental, o número de escolas estaduais com pontuação abaixo de 5,0 caiu de 81,3% para 65,7%. No 9º ano apenas 20,15% das escolas estaduais tiveram nota inferior a 4,0 pontos, o que para o secretário representa um grande avanço tendo em vista que na primeira avaliação o número chegava a 91,38%. Já na 3ª série do Ensino Médio, 64,32% das escolas estaduais não alcançaram 3,0 pontos na primeira avaliação e na segunda esse numero foi reduzido para 14,87%.
De acordo com Danilo, os resultados evidenciam pontos fortes da unidade escolar e apontam as fragilidades. “É com base nos dados apresentados que as equipes gestoras das escolas e secretarias de educação terão condições para identificar e solucionar os problemas e fazer com que o Tocantins alcance melhores índices também no Ideb ”, concluiu o secretário.
Quando falou das fragilidades do ensino no Estado, o Danilo afirmou que precisa melhorar a Educação. “Temos que olhar para a Educação como um todo. A construção de prédios é fundamental, afinal infraestrutura atinge diretamente a qualidade da Educação”, destacou. Segundo o secretário, cerca de 312 milhões de reais serão destinados para a construção de melhores instalações a partir de 2012.
Premiações
Foram sete categorias premiadas pelo Programa Prêmio de Valorização da Educação. Professores, servidores, alunos e diretorias regionais serão agraciados com as premiações que somadas, chegam a cerca de R$ 12 milhões. De acordo com Danilo, aproximadamente 7 000 alunos receberão a premiação pelo bom desempenho nas avaliações.
O prêmio visa valorizar os bons desempenhos de modelos de gestão, boas práticas em sala de aula e alunos destaques no contexto escolar das redes estadual e municipal
Melhores médias regionais
O município com melhor média no Salto foi Gurupi, que alcançou um resultado de 4,78, seguido de Paraíso e Pedro Afonso, com médias de 4,61 e 4,53, respectivamente. A Capital conseguiu o 4º lugar com 4,52 de média.
Como medida de intervenção, foram elaboradas apostilas que serviram como Guia de Aprendizagem onde exercícios e metodologias foram descritas para orientar e facilitar o aprendizado. “Uma das coisas que contribuiu para a evolução dos resultados foi a elaboração dos Guias que orientaram não só os profissionais mas também os alunos”, finalizou o secretário. (Colaborou Fábio Coelho)
Comentários (0)