Danilo divulga números do Salto e afirma que exonerações na Seduc não influenciam em resultados da avaliação

O secretário de Educação, Danilo de Melo, em coletiva na manhã desta terça, 11, apresentou os resultados do Salto. Quando questionado se as exonerações na Secretaria influenciarão nos próximos resultados, Danilo afirmou que houve uma considerável evo...

Durante coletiva com o secretário da Educação, Danilo de Melo foram apresentados os resultados do Sistema de Avaliação do Tocantins, Salto. Segundo o secretário, houve uma evolução nos índices deste ano. Em todas as séries avaliadas, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, os resultados foram satisfatórios.

Na ocasião, o secretário ressaltou, após questionamento, que as exonerações ocorridas na pasta não devem influenciar nos resultados do Salto. “O desempenho do Salto e as demissões não estão relacionadas. As questões administrativas não têm poder de influência no sistema de avaliação”, afirmou.

Comparando os resultados da primeira avaliação e da segunda, no 5º ano do ensino fundamental, o número de escolas estaduais com pontuação abaixo de 5,0 caiu de 81,3% para 65,7%. No 9º ano apenas 20,15% das escolas estaduais tiveram nota inferior a 4,0 pontos, o que para o secretário representa um grande avanço tendo em vista que na primeira avaliação o número chegava a 91,38%. Já na 3ª série do Ensino Médio, 64,32% das escolas estaduais não alcançaram 3,0 pontos na primeira avaliação e na segunda esse numero foi reduzido para 14,87%.

De acordo com Danilo, os resultados evidenciam pontos fortes da unidade escolar e apontam as fragilidades. “É com base nos dados apresentados que as equipes gestoras das escolas e secretarias de educação terão condições para identificar e solucionar os problemas e fazer com que o Tocantins alcance melhores índices também no Ideb ”, concluiu o secretário.

Quando falou das fragilidades do ensino no Estado, o Danilo afirmou que precisa melhorar a Educação. “Temos que olhar para a Educação como um todo. A construção de prédios é fundamental, afinal infraestrutura atinge diretamente a qualidade da Educação”, destacou. Segundo o secretário, cerca de 312 milhões de reais serão destinados para a construção de melhores instalações a partir de 2012.

Premiações

Foram sete categorias premiadas pelo Programa Prêmio de Valorização da Educação. Professores, servidores, alunos e diretorias regionais serão agraciados com as premiações que somadas, chegam a cerca de R$ 12 milhões. De acordo com Danilo, aproximadamente 7 000 alunos receberão a premiação pelo bom desempenho nas avaliações.

O prêmio visa valorizar os bons desempenhos de modelos de gestão, boas práticas em sala de aula e alunos destaques no contexto escolar das redes estadual e municipal

Melhores médias regionais

O município com melhor média no Salto foi Gurupi, que alcançou um resultado de 4,78, seguido de Paraíso e Pedro Afonso, com médias de 4,61 e 4,53, respectivamente. A Capital conseguiu o 4º lugar com 4,52 de média.

Como medida de intervenção, foram elaboradas apostilas que serviram como Guia de Aprendizagem onde exercícios e metodologias foram descritas para orientar e facilitar o aprendizado. “Uma das coisas que contribuiu para a evolução dos resultados foi a elaboração dos Guias que orientaram não só os profissionais mas também os alunos”, finalizou o secretário. (Colaborou Fábio Coelho)

Comentários (0)