Onze radares estarão funcionando a partir desta segunda-feira, 26, atuando em 74 faixas diferentes no trânsito de Palmas, segundo informações do presidente da ATTM - Agência de Trânsito e Transporte, Sílvio Cunha.
Durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, 23, o gestor informou que até o momento nove equipamentos já estão funcionando em fase de experimentação já aferidos pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Conforme Silvio a previsão é de que na próxima semana todos os onze equipamentos estejam em pleno funcionamento.
“Até domingo todos os radares estarão funcionando em caráter experimental, ou seja, eles funcionam, mas ainda não autuam o condutor. A expectativa é que já na próxima semana todos estejam ligados e operando normalmente. Todos esses radares estarão funcionando a noite, em locais sem muita iluminação e estão aptos para registrarem avanços de qualquer veículo, inclusive motos”, explica o presidente.
Radar estático
Os equipamentos estão instalados nos entroncamentos da Theotônio Segurado nas LO4, LO5, LO9, LO11, LO13, LO19 e LO27, na TO-050 no km 04 (nas proximidades da Disbrava Caminhões), e no km 14 próximo ao Aureny IV. A ATTM ainda está realizando a fiscalização por meio de um radar estático, que vai funcionar diuturnamente.
“Esse equipamento especificamente vai ser dinâmico e vai estar acompanhando as demandas do trânsito, todos os pontos críticos da Capital. Lembro ao motorista que as placas sinalizando que há barreiras eletrônicas estão colocadas a 50 a 100 metros do radar”, informou.
De acordo com Sílvio os radares, com exceção do estático, além de registraram o controle da velocidade, ainda vai captar o avanço semafórico e a parada sobre a faixa. O presidente ainda contou que os locais escolhidos pela ATTM para instalação dos radares foram definidos através de um balanço do órgão que levantou as avenidas que registraram maior número de acidentes.
DCT Tecnologia
A empresa que ganhou a licitação para prestar o serviço é DCT Tecnologia, de São Paulo. O valor do contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa é de R$ 1.283.000,00 milhões, com duração de um ano, podendo ou não ser renovado.
Conforme o diretor operacional da empresa, Francisco Pompeo em caos de possíveis avarias, danos causados por problemas climáticos ou ações de vândalos os consertos ficam a cargo da DCT. Segundo ele, a empresa tem a obrigação de manter os equipamentos em pleno funcionamento 24 horas por dia.
“Estamos montando um escritório em Palmas para atender qualquer problema que venha ocorrer, sendo assim, qualquer peça que precisar ser trocada teremos aqui um estoque de abastecimento”, ressaltou.
Burocracia
Questionado sobre a demora para a implantação dos radares, que ficaram cerca de um ano sem funcionar Silvio garantiu que o atraso foi por conta de burocracias normais do processo licitatório.
Com a instalação dos equipamentos a expectativa de Sílvio é que o número de acidentes na Capital possam ser reduzidos. “Queremos que os condutores atentem-se aos radares e respeitem a legislação. Mas também é importante que acima de tudo esses motoristas saibam que independente de multas ou ganho de pontos na carteira, o trânsito precisa ser respeitado”, finalizou.
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