Democratas vai à justiça pedir mandato de Nilmar Ruiz

A solicitação deve acontecer nesta segunda-feira, 28 de acordo com nota distribuída à imprensa pela assessoria de comunicação da senadora Kátia Abreu (DEM). A crise do DEM no Tocantins começou com a oposição de Kátia Abreu à forma como foi feito o ac...

O presidente da Executiva Nacional do Democratas, deputado federal Rodrigo Maia (RJ) entra hoje, segunda-feira, 28, na Justiça com pedido para reaver o mandato da deputada federal Nilmar Ruiz, que desfiliou-se do partido na última sexta-feira, 25. De acordo com a assessoria de comunicação da Senadora Kátia Abreu, Nilmar Ruiz foi a única democrata que deixou o partido em todo o país.

A crise do DEM no Tocantins começou com uma declaração da senadora Kátia Abreu, que se manifestou contrária à forma como foi feito o acordo e a distribuição de cargos entre os deputados no governo Gaguim. Na semana passada os deputados César Hallum, Ângelo Agnolim e Paulo Roberto assinaram um documento manifestando seu descontentamento com a direção do partido, ocupada regionalmente pelo deputado João Oliveira (DEM) e com sua líder maior, senadora Kátia Abreu. O documento foi protocolado junto ao TRE e também no escritório do partido. A deputada federal Nilma Ruiz, também havia protocolado um documento de manifestação nas três instâncias do partido.

Caso os deputado estaduais deixem o DEM o risco do partido tomar os seus mandatos também é grande. Na semana passada no Rio de Janeiro, falando genericamente sobre os que pretendessem deixar o DEM, sem que o Congresso Nacional tenha aberto uma “janela” para isto, o presidente nacional da sigla foi enfático. O DEM vai atrás dos mandatos dos que o abandonarem. No último sábado, 26, o deputado estadual e líder do partido na Assembléia Legislativa, César Halum (DEM), afirmou que se preocupa com as regras da lei da fidelidade partidária.

Comentários (0)