Depois de Raul, Solange é expulsa do PT por unanimidade: deputada confirma que casal recorrerá dentro de 10 dias à nacional

Por unanimidade o diretório do Partido dos Trabalhadores votou pela expulsão da deputada Solange Duailibe. O prefeito Raul Filho também foi expulso. Eles têm 10 dias para recorrer da decisão....

Por unanimidade o diretório do Partido dos Trabalhadores votou pela expulsão da deputada Solange Duailibe. O prefeito Raul Filho também foi expulso por 29 votos a quatro, além de uma abstenção.

A razão para expulsar a deputada Solange do PT foi a mesma acusação de Raul Filho: desrespeito ao estatuto do partido.

O presidente do diretório Estadual Donizeti Nogueira confirmou que tanto Solange quanto Raul Filho poderão recorrer da decisão do PT. O prazo para recurso é de dez dias. Feito o recurso, a expulsão é suspensa até que a Executiva Nacional decida o caso.

Mágoa

Donizeti negou que haja algum tipo de mágoa em relação à deputada, mas sim tristeza. “Há uma certa tristeza por parte da militância por construir sete anos de liderança da Solange e também do Raul. Esperávamos que ele fosse governador do Estado pelo PT e o partido foi desrespeitado”, disse.

O presidente disse ainda que vai buscar argumento jurídico para cassar o mandato da deputada, uma vez que foi eleita pelo PT. Em relação a prefeitura, Donizeti informou que não há interesse na cassação. “O PT não tem vice-prefeito, então não há razão para acionarmos a Justiça. Já no Legislativo, o PT tem suplente e Solange foi eleita pelo partido”, afirmou. Caso a deputada Solange perdesse o mandato, quem assumiria é o suplente Ivan Vaqueiro, de Paraíso do Tocantins.

Santana acha justo

O prefeito de Colinas José Santana considerou a decisão pela expulsão da deputada justa, pois a deputada se recusou a acompanhar o partido e passou a tomar decisões isoladamente, além de que, Solange tem outros interesses. “Ela (Solange) tem outros interesses que o PT não aceita. Ela teve todas as oportunidades para negociar com o partido, mas ela não quis. Então foi melhor ela sair”, disse.

Solange vai recorrer

Em entrevista ao Site Roberta Tum a deputada Solange Duailibe informou que tanto ela quanto o Raul irão recorrer da decisão do PT Estadual.

Segundo Solange, a decisão do partido não causou nenhuma surpresa, pois o PT já a havia excluído e ela também já tinha anunciado que iria se filiar ao Partido Social Democrático – PSD. “Essa decisão não me surpreende. Eu ficaria surpresa se fosse o contrário. Mas vou recorrer da decisão”, afirmou.

Solange disse que não tinha mais vontade de conviver com o PT regional, pois o “partido se tornou uma ditadura" além de pensar pequeno. “O PT pensa pequeno. Ele perdeu a oportunidade de ter a presidência da Assembleia. Os dirigentes do PT são os mesmos há mais de 20 anos o partido acabou se tornando um coronelismo”, afirmou a deputada se referindo a Donizeti e José Santana.

A deputada afirmou que a mudança para o PSD trará a possibilidade de agir com mais liberdade. “Quero ter a liberdade de me expressar como eu quiser. Vou para o PSD e vou trabalhar muito para levar o Raul junto comigo”, afirmou.

Reunião com a Nacional

Solange informou que o prefeito Raul Filho tem uma reunião agendada na próxima segunda-feira, 18, em São Paulo, com o presidente interino do PT nacional Rui Falcão. A reunião, inicialmente, seria para tratar sobre a possível saída do prefeito do PT, mas que agora também tratará da decisão do diretório estadual de expulsá-lo. Participam também da reunião os vereadores Ivory de Lira, Milton Néris e Bismarque.

Comentários (0)