Deputados aprovam audiência pública para discutir terceirização e convocam secretário para falar sobre o assunto

Deputados da Comissão de Meio Ambiente e Saúde aprovaram a convocação do secretário de Saúde, Arnaldo Nunes, para que o mesmo preste esclarecimentos a respeito da situação da saúde pública no Estado. Durante a reunião da Comissão realizada nesta terç...

Na tarde desta terça-feira, 14, três deputados pertencentes a Comissão de Meio Ambiente e Saúde, Vilmar do Detran (PMDB), Sargento Aragão (PPS) e Raimundo Palito (PP) se reuniram para aprovar a realização de uma audiência pública que deverá acontecer na próxima terça-feira, 21. Durante a reunião os deputados também aprovaram a convocação do secretário estadual de saúde, Arnaldo Nunes, para tratar de assunto referentes a saúde.

Segundo o deputado Raimundo Palito, entre os assuntos que deverão ser discutidos com o secretário estão o decreto de calamidade, a chamada do quadro reserva e o convênio que foi assinado com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, que  segundo o deputado, ninguém sabe do que se trata.

“Temos que discutir todos esses assuntos, principalmente essa questão da terceirização. Se você perguntar o que esta acontecendo na saúde ninguém sabe, os deputados não sabem, a população não sabe. Então é necessário que isso fique esclarecido. As vezes estamos falando em terceirização e nem é isso o que está acontecendo”, disse o deputado.

De acordo com o deputado Sargento Aragão, já que o convite feito ao secretário não foi atendido a convocação do mesmo se faz necessária. “O convite foi feito duas vezes, uma pelo deputado (Palito) e outra pela deputada Josi. Agora deve haver a convocação do secretário. Porque é preciso que essas questões sejam esclarecidas”, frisou.

Aragão ainda reiterou que além  da terceirização e do decreto de calamidade, na audiência pública também deverá ser discutida a questão dos contratos da saúde. “Essa questão tem que ser discutida por que temos informação que existem contratos não publicados. Então, um dos assuntos que deve ser discutido é a chamada do cadastro reserva”.

Dúvidas sobre terceirização

De acordo com Palito, o principal objetivo é esclarecer as dúvidas que ainda existem sobre o convênio firmado entre o estado e Santa Casa de Misericórdia. “Em uma entrevista o secretário disse que iria ser feita uma consultoria, mas o que se ouve falando em todo lugar é em terceirização. Então é necessário saber se o que vai haver é a terceirização ou a realização de uma consultoria, é preciso entender o que é que está havendo com a saúde”, frisou o deputado.

Para o deputado Vilmar do Detran, não há dúvidas que os esclarecimentos vindos do secretário se faz necessário. “Ele tem que explicar como será feito esse processo, quais serão as ações do governo”, disse o deputado.

Audiência

Por meio de votação os deputados aprovaram por unanimidade a convocação do secretário Arnaldo Nunes e a realização da audiência pública para a próxima terça-feira, 21, às 14h, na Assembléia Legislativa.

Comentários (0)