Dia Mundial da Água é comemorado com Seminário: representando governador, Divaldo reforça importância do meio ambiente

Aconteceu nesta quinta, 22, a comemoração do Dia Mundial da Água com o Seminário "Valorizar a água é exercer a cidadania. O secretário do Meio Ambiente Divaldo Rezende, representou o governador Siqueira Campos, e falou da importância dessa mobil...

O secretário do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Semades), Divaldo Rezende, representando o governador Siqueira Campos, recebeu na manhã desta quinta-feira, 22, autoridades do poder executivo e legislativo, além de representantes da sociedade civil organizada do Tocantins, para juntos realizarem a abertura oficial do Seminário da 3ª Semana Estadual da Água. O evento busca sensibilizar e mobilizar a população para a importância do uso racional dos recursos hídricos e na oportunidade foi assinado um termo de cooperação entre o Governo e a Universidade da Maturidade (UMA) da UFT – Universidade Federal do Tocantins.

O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), prefeito Manoel Silvino, iniciou os cumprimentos da mesa destacando a importância das atividades comemorativas do evento. “A visita realizada no Parque Estadual do Lajeado é uma das ações de grande importância para sensibilização da comunidade quanto ao papel das matas ciliares na qualidade de nossa água”, apontou Silvino. Na seqüência houve os pronunciamentos do presidente da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins), Mário Amaro que elogiou as iniciativas de parceria com o Governo do Estado na realização do evento e do presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, que afirmou que se não houver a racionalização, futuramente poderá haver restrições no uso da água.

Já a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, comparou o Brasil de um período em que se importava mais alimentos, ao país que hoje exporta índices significativos de sua produção. Em seguida lembrou que a chegada dos questionamentos ambientais são recente e que falta entendimento entre os setores agropecuários e ambientais. “É preciso caminhar juntos, compatibilizar acordos. Com leis mais específicas, não será possível alcançar um índice zero, mas os impactos serão reduzidos”, concluiu Kátia, que falou ainda da importância do uso múltiplo da água, da hidrovia, da irrigação e da proposta para criação de APP (área de preservação permanente) mundial.

Encerrando os discursos da abertura, o secretário da Semades, Divaldo Rezende, agradeceu a presença de todos em nome do Governador, falou da importância dessa mobilização que deixa no passado as relações de conflito entre as atividades produtivas e o meio ambiente, abrindo espaço para entendimentos através do diálogo e do bom senso para o meio ambiente e o desenvolvimento. “Nesse primeiro ano de governo tivemos avanços significativos na gestão dos recursos hídricos, lembrando um aspecto importante, nós temos hoje um instrumento para captação de recurso e nesse sentido eu quero pedir o empenho da Senadora no nosso Plano Estadual de Recursos Hídricos, que requer investimentos na ordem de R$ 124 milhões nos próximos quatro anos”, resumiu o Secretário que complementou. “Para que Ela libere nossa bancada e então agente possa conseguir recursos federais e o Tocantins seja mais que um exemplo, seja o primeiro estado da nação a implementar o seu plano estadual e assim garantir o maior bem que nós temos que são as águas, pois o desenvolvimento do Tocantins passa pelas Águas, na irrigação, piscicultura, energia e tantos outros” concluiu Divaldo.

A solenidade teve início às 9h, no auditório da Assembléia Legislativa do Estado e a sua programação se estende por todo o dia, com a apresentação de ministrantes nos painéis ‘Experiências da Criação dos Comitês de Bacia Hidrográfica no Tocantins’ e ‘Projetos e Pesquisas na Área de Recursos Hídricos’, além da palestra de abertura ‘Programa Adote uma Nascente’ que será ministrada pela coordenadora de Estudos, Programas e Monitoramento da Qualidade Ambiental, Vandete Inês Maldaner do IBRAM - Instituto Brasília Ambiental.

Programação

10hàs 11h - Palestra de abertura “Programa Adote uma Nascente”. Gerenciado pelo IBRAM - Instituto Brasília Ambiental, incentiva a participação voluntária da comunidade no processo de gestão ambiental, tendo como objetivo promover a melhoria da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos por meio de ações de preservação,recuperação e conservação de nascentes.

Palestrante: VANDETE INÊS MALDANER, Coordenadora de Estudos, Programas e Monitoramento da Qualidade Ambiental do IBRAM

11hàs 11h30 – Palestra “Gerenciamento das Praias do Araguaia”
Palestrante: ALCY BATISTA MATOS (ATS/NATURA-ATIVA)
Painel1: “Experiências da Criação dos Comitês de Bacia Hidrográfica no Tocantins”
14h às 14h20 – CBH Rio Manuel Alves da Natividade – Mário Sena Filho – Diretor Interino
14h20às 14h40 – CBH Rio Formoso – Pedromária Batista de Melo –Diretora Interina
14h40às 15h – CBH do Entorno do Lago da UHE Lajeado – Cláudia Rezende – Diretora Interina
Painel2: Projetos e Pesquisas na Área de Recursos Hídricos
15h30às 16h – “Bacias hidrográficas como condicionante na definição de traçados rodoviários. Aplicação no Tocantins.”Eng. Agrônoma Lúcia Leiko T. Muraishi Garcia. Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.
16hàs 16h30 – “Participação Social no Planejamento dos Recursos Hídricos”. UFT – Prof. Fernán Enrique Vergara Figueroa. Doutor em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos.
16h30às 17h – “Programa de Vigilância da Qualidade da Água de Consumo Humano –VIGIÁGUA no Tocantins”.Bióloga Lisandra Pereira Pedro. Gerente do Programa Vigiágua na SESAU.
17hàs 17h20 – “20 anos de Engenharia Ambiental”. Curso de Engenharia Ambiental da UFT.

(Ascom)

Comentários (0)