O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, será comemorado durante esta semana entre os dias 28 a 31 nas indústrias participantes do Programa do Serviço Social da Indústria - SESI Ginástica na Empresa em Gurupi e região, por meio de informação e dinâmicas.
“Nossa intenção é alertar os trabalhadores quanto ao risco de ser fumante, quer ativo ou passivo”, observa Magna Damasceno, professora de Educação Física do SESI Gurupi.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Dados do Ministério da Saúde revelam que o fumo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil. Depois da hipertensão, o cigarro é a segunda maior causa de morte do mundo. O cigarro ainda causa câncer, impotência sexual, complicações na gravidez, aneurismas, úlcera, infecções respiratórias e cardiovasculares. No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante, sendo, 22,7% dos homens e 16% das mulheres.
“Além de comprometer a própria saúde, o fumante prejudica quem está por perto e o alerta dos médicos é claro: fumar mata! Por isso, os fumantes devem aliar a combinação entre a alimentação balanceada e a prática de atividades físicas para largar o vício”, reforça a gerente do SESI/SENAI em Gurupi, Núbia Almeida, que ainda acrescenta que o SESI promove qualidade de vida para os trabalhadores das indústrias ao desenvolver uma série de atividades voltadas para as áreas de saúde, Esporte e Lazer, programas de prevenção de doenças por meio de orientações e planos de ações.
31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco
O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado todo 31 de maio foi criado em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evidenciar os males causados pelo consumo de tabaco e incentivar a diminuição do tabagismo no mundo.
De acordo com o Ministério da Saúde:
• o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos;
• no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo;
• a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas;
• crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças (Da assessoria).
Comentários (0)