Diretores da UNE emitem nota de repúdio à direção do DCE da Ulbra

Os dois diretores da UNE - União Nacional dos Estudantes, representantes do Tocantins na entidade em nível nacional, enviaram nota ao Site Roberta Tum criticando a postura adotada pelo presidente do DCE do Ceulp/Ulbra em prorrogar o próprio mandato....

Nota à imprensa

"A União Nacional dos Estudantes (UNE) vem através deste documento elaborado por seus diretores do Tocantins, Vice-Presidente Regional (Paulo Roberto Alves) e Diretor de Assistência Estudantil (Lázaro Cruz), repudiar os fatos ocorridos no Centro Universitário Luterano de Palmas da Universidade Luterana do Brasil – CEULP/ULBRA, que por meio do ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes, Gustavo Araújo em um ato ditatorial tenta prolongar sua gestão a frente dessa entidade.

Temos a visão de que o movimento estudantil em nosso estado sempre pautou as lutas dos estudantes e sempre se preocupou em representar da melhor forma nós estudantes. O que vem acontecendo no DCE do CEULP/ULBRA mostra que devemos manter a unidade e combater essas atitudes para que não vire rotina desses verdadeiros parasitas que fragilizam nossa história dentro do movimento estudantil do nosso estado. Sabemos que todo processo democrático é louvável e por isso, defendemos que seja fei! ta a eleição para o DCE/CEULP/ULBRA como forma de escolha de sua diretoria e não uma assembléia forjada estrategicamente com o único intuito de beneficiar a gestão que agora se encerra, com a assinatura de 51 estudantes e que muitos deles não sabiam o que realmente estavam assinando.

Além do fato de estreitar a gestão, dificultam a representatividade dos estudantes através de atitudes autoritárias tirando a liberdade das entidades de base – CA’s – de ser conselheiros construtivos do DCE, de ter o direito do lucro do repasse da carteira de estudante de 50% para meros 20%, onde é necessário recordar que na gestão do DCE-INTEGRAÇÃO nunca se fez nenhum tipo de repasse aos CA’s. Face do autoritarismo foi aumentado o quórum mínimo da assembléia geral de 20% para 50%, isso para dificulltar ações contrárias da classe estudantil.

Percebemos visivelmente uma concentração de poder agregada ao ex-presidente do DCE-INTEGRAÇÃO, Gustavo Araújo, repudiamos e lembramos que o DCE-ULBRA é uma entidade de represent! ação d e toda classe estudantil, que a mesma pertence aos estudantes do CEULP/ULBRA e não a 1, 2 ou 3 iluminados que dizem ser líderes do movimento estudantil. Contamos com toda a comunidade estudantil para participar desse debate e realmente construir um DCE forte e atuante atráves da melhor forma que temos para a escolha de nossos representantes, a eleição. Deixamos aqui à disposição para diálogo com todos para que possamos sanar esses problemas. Vamos todos no dia 02 de Setembro de 2009 lotar o auditório do CEULP/ULBRA pela moralização do movimento estudantil dessa histórica universidade.

Paulo Roberto Alves Vice-Presidente Regional da UNE Lázaro de Souza Cruz Diretor de Assistência Estudantil da UNE

Comentários (0)