A empregada doméstica Lucélia Freire Silva, informou ao Site Roberta Tum que precisa trabalhar e não tem com quem deixar filho de dois anos, já que não consegue vaga na creche que fica próximo a sua residência. Lucélia é moradora da região norte de Palmas, explicou que chegou a Capital recentemente e procurou a Centro Municipal de Educação Infantil Sementes do Amanhã no mês de outubro, efetuou o cadastro para concorrer a uma vaga, mas foi informada que o nome do seu filho ficaria na lista de espera.
Segundo Lucélia, ela não tem com quem deixar a criança, não possui condições financeiras para pagar uma creche particular e no momento deixa o filho com um sobrinho de 12 anos. A doméstica ressaltou que recebeu a visita da orientadora do Cmei que viu a situação de risco em que os menores se encontram, mas ainda assim não conseguiu a vaga, já que o Centro alegou que as prioridades são para os casos mais urgentes.
“Toda vez que vou à creche tem mães deixando as crianças lá em carros chiques e não acho justo ocuparem as vagas de quem precisam. A orientadora me disse que a vaga é para casos mais urgentes aí fiquei pensando será que essas pessoas precisam mais do que eu? Tenho que trabalhar para sustentar meu filho e não tenho com quem deixá-lo”, finalizou.
Diretora alega não ter vagas
A equipe do Site RT ouviu a diretora do Cmei, Fátima Albuquerque, que explicou que não há vagas no momento e as turmas de crianças de um e dois anos são as mais solicitadas, por isso a lista de espera é maior. Fátima explicou também que a seleção dessas crianças são mais rigorosas e são feitas de acordo com a pontuação dos critérios preenchidos na visita da orientadora.
Segundo as informações, os principais pontos dizem respeito ao tempo que a pessoa reside em Palmas, a renda per capita de cada família, a situação trabalhista dos pais, a proximidade da creche ou alguma ligação da criança com o Conselho Tutelar.
Ainda segundo, Fátima a prioridade na escolha das crianças é feita pelos cadastros antigos quando são renovados, mas quando há vagas disponíveis qualquer criança pode ser matriculada. “Respeitamos a ordem dos cadastros mais antigos e se há vagas qualquer criança pode ser matriculada. A Educação é um direito de todos e então acolhemos de acordo com as vagas disponíveis as crianças que precisam” ressaltou a diretora.
Construção de mais Cmeis
Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Educação informou que atualmente a procura por vagas é superior ao número oferecido principalmente para crianças da faixa etária de até 3 anos, mas que o prefeito, Raul Filho, esteve em Brasília, no Ministério da e firmou convênio com o Pró-Infância para a construção de mais cinco novos Cmeis, o que resultará na oferta de mais 1.500 vagas na Educação Infantil.
A Secretaria informou ainda que neste ano estão previstos a inauguração de sete novos CMEIs, ampliando, assim, o número de matrículas, de 7.794 para aproximadamente 10.144 crianças.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE RESPOSTA
A Secretaria Municipal da Educação informa que cadastros nos CMEIs foram realizadas no mês de outubro de 2011, conforme a Portaria 575/09, momento em que as famílias inscritas passaram por uma análise socioeconômica para avaliar a ordem de atendimento. Atualmente a procura por vagas é superior ao número oferecido principalmente para crianças da faixa etária de até 3 anos. Uma realidade em todo o País.
Porém, o prefeito de Palmas, Raul Filho, esteve em Brasília, no Ministério da Educação (MEC), e firmou um convênio com o Pró-Infância para a construção de mais cinco novos Cmeis, o que resultará na oferta de mais 1.500 vagas na Educação Infantil.
Além desses cinco CMEIs financiados pelo Pró-Infância, a Prefeitura estará também terminando a construção do CMEI da 403 Norte e a adaptação da antiga sede da secretaria da Educação localizada na 106 Norte que será transformada em CMEI, ampliando assim a oferta da Educação Infantil em mais 850 vagas.
Portanto, em 2012 estão previstos a inauguração de sete novos CMEIs, ampliando, assim, o número de matrículas, de 7.794 para aproximadamente 10.144 crianças (no final de 2012).
Os CMEIs que serão inaugurados encontram-se em locais estratégicos da cidade e demostram o compromisso social do prefeito Raul Filho: CMEI da 703 Norte; CMEI do Setor Santa Fé; CMEI da 1.305 Sul; CMEI da 403 Sul; CMEI da 612 Sul; CMEI da 106 Norte e o CMEI da 403 Norte.
Além da construção de 11 CMEIs, desde o início de sua gestão, o prefeito Raul Filho autorizou reformas e ampliações em oito unidades de Educação Infantil.(Colaborou Thaise Marques)
Comentários (0)