Dorinha vistoria frota e anuncia entrega dos ônibus escolares no dia 1º

O anúncio do investimento de mais de R$ 28 milhões aconteceu na sede da Secretaria de Educação e Cultura do Estado. O valor é referente a aquisição de140 ônibus que vão atender o transporte escolar de 126 municípios convêniados com a Seduc. Na entrev...

Na ocasião, a Secretária realizou uma visita de vistoria em parte da frota, os veículos são destinados a atender à manutenção do transporte escolar do Ensino Fundamental e Médio dos alunos matriculados na zona urbana e rural. Os ônibus foram adquiridos com recursos do Tesouro do Estado, por meio da Secretaria da Educação e Cultura. Os veículos foram licitados e adquiridos através de Ata de Registro de Pregão Eletrônico, n° 01/2009, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE.

“Embora faça parte do Programa Caminhos da Escola todos os recursos são do Estado do Tocantins, o projeto foi encaminhado a Assembléia Legislativa e aprovado. O que queremos sinalizar é que o transporte escolar não é a melhor solução para garantir o acesso da criança que mora no campo à escola, o ideal é que a gente encontre ferramentas inclusive pedagógicas para atender essas crianças, mas esse transporte deve ser feito com dignidade e segurança. E era impossível para os municípios desenvolverem esse projeto sozinhos”, afirmou profª. Dorinha Seabra.

Ao todo são 40 ônibus com capacidade para 48 passageiros e 100 ônibus com capacidade para 57 passageiros. Todos os veículos possuem cinto de segurança individual, são adaptados a cadeirantes, possuem sistema Off Road que permite melhor desempenho em estradas de difícil acesso.

De acordo com Coronel Valdemar Tenório, presidente do Conselho Estadual de Trânsito - Cetran o órgão está trabalhando em uma resolução que regulamente o transporte escolar. “O nosso objetivo é que essa resolução venha trazer um horizonte para que nossas crianças sejam atendidas com qualidade no transporte escolar”, finalizou Tenório.

Os municípios que vão receber os veículos vão assinar uma cessão de uso e a prefeitura passa a ser responsável pelo ônibus. O presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Valtenes Lino, prefeito de Santa Fé, que também participou da coletiva se comprometeu em apoiar o projeto e ressaltou a importância da ação. “Muitos municípios transportavam seus estudantes em veículos inadequados, mas nós fizemos um compromisso de nós adequarmos, até mesmo para aquelas prefeituras que tem menor arrecadação e conseqüentemente mais dificuldades para adquirir esse tipo de veículo, esses ônibus vão ajudar muito” concluiu.

Comentários (0)