Nesta quarta-feira, 11, o Governo do Estado realizou a primeira conferência regional “Tocantins 23 Rumo à Rio+20”, no IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Gurupi, com participação massiva da comunidade gurupiense, representantes da prefeitura de Peixe e Brejinho de Nazaré e comunidades quilombolas e indígenas da região. O evento contou com uma palestra do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, e com reuniões dos grupos de trabalho nos eixos de desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e desenvolvimento ambiental.
Na ocasião, os participantes do evento produziram a primeira parte da Carta Tocantins que reúne as propostas para o desenvolvimento sustentável do Estado e será entregue para a ONU – Organização das Nações Unidas, na conferência Rio+20. Ainda na conferência de Gurupi, foram escolhidos oitos representantes e oito suplentes dos grupos majoritários que ajudarão o Governo do Estado a defender as propostas do Tocantins no Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, que acontecerá em Manaus, nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho.
Segundo o secretário da Semades, Divaldo Rezende, o governador Siqueira Campos participará do Encontro de Manaus, onde também acontecerá o Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. Neste evento será consolidada a Carta da Amazônia, para ser entregue a presidente Dilma Rousseff e depois apresentada na Rio+20. “A articulação da Amazônia Legal mostra ao Governo brasileiro e à ONU que é necessário uma atenção especial para a região amazônica, com políticas públicas específicas e investimento expressivo que favoreçam o nosso desenvolvimento”, ressaltou o secretário.
Tocantins 23 Rumo à Rio+20
As conferências regionais tem caráter preparatório para a participação do Tocantins na Conferência Rio+20, da ONU. É realizada pelo Governo do Estado por meio da Semades, Unitins – Fundação Universidade do Tocantins e Sebrae –Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas. O objetivo é debatera transição para uma economia verde no planeta, no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.
De acordo com Divaldo Rezende, o debate que acontece no âmbito da ONU reforça o entendimento de que o meio ambiente é um aliado eficaz para solucionar problemas sociais e econômicos como o desemprego, a pobreza e a fome. “O meio ambiente é uma área muito promissora para gerar emprego e renda para as populações, sem comprometer os recursos naturais e sem afetar a capacidade de produção dos setores agrícolas ou industriais”, explicou.
A próxima Conferência “Tocantins 23 Rumo à Rio+20” acontecerá em Araguaína, no dia 18, na Faculdade Católica Dom Orione. Depois será a vez de Palmas, no dia 25 de abril, também no IFTO. (Ascom)
Comentários (0)