A jornalista Roberta Tum participou neste sábado, 19, de uma mesa redonda que fez parte da programação do Intercom Norte 2012. O debate abordou o tema “Comunicação 2.0, Oportunidades e Desafios”, no qual a jornalista contou suas experiências profissionais e apresentou ideias relacionadas à internet, audiência, tecnologia e a rapidez em que as notícias são veiculadas. Participaram do debate Samantha Shiraishi, blogueira, jornalista e curadora da plataforma coca-cola e Talita Ribeiro, jornalista e coordenadora da redação do Site Peixe Urbano.
Na oportunidade, Roberta Tum destacou que o empreendedorismo está ligado à criatividade, a inovação e que a necessidade faz a oportunidade. “Não podemos conformar com o pouco, é preciso pensar em alternativas, saber aproveitar as oportunidades e com isso tornar a vida melhor e fazer o que gostamos”, afirmou a jornalista.
Durante o debate os participantes fizeram perguntas relacionadas ao empreendedorismo voltado a comunicação no mercado tradicional, à preocupação do mercado em alimentar os comentários dos leitores em blogs e sites, credibilidade das fontes, a ampliação do público e a liberdade de expressão com a internet.
Audiência e informação
A blogueira Samantha, afirmou que a audiência é reflexo da vontade do leitor que busca por algo novo e a opinião é que faz o reconhecimento e a valorização do veiculo. “A audiência é reflexo do desejo do leitor e a dedicação do conteúdo fideliza e aumenta a credibilidade do meio de comunicação”, afirmou.
Segundo Talita o conteúdo informativo na divulgação de produtos para serem vendidos agrega valores aos mesmos e proporciona confiabilidade aos clientes.
A professora da Universidade Federal do Para- UFPA e mediadora do debate, Regina Lima avaliou que o modelo de comunicação é formado no saber do que o outro quer. “Fazemos papel de produzir conhecimento, informação e com isso cria um modelo formado no saber o que os outros querem saber”, explicou.
Independente
Suzam Martins, acadêmica do curso de jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas- UFAM, disse ao Site Roberta Tum que o debate proporcionou maior visão das relações entre o empreendedorismo independente e a credibilidade do jornalismo com a fidelização das fontes.
“A ideia das mídias mais alternativas, como no caso dos blogs, portais e sites possuem a visão do empreendedorismo inovador, que possibilita a apuração da fonte a credibilidade como qualquer outro meio e ainda conta com maior rapidez”, ressaltou.
Intercom
O Intercom que está acontecendo desde o último dia 17, na Universidade Federal do Tocantins-UFT, Campus de Palmas, trouxe a participação de acadêmicos de diversas Universidades da região norte, com apresentação de projetos ligados a comunicação, jornalismo, relação pública, organizacional, publicidade e propaganda e multimídia. Durante o evento foi realizado conferências, mesas-redondas, palestras, exposição de trabalhos científicos, apresentações culturais, minicursos, oficinas e premiações.
Comentários (0)