O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai Tocantins, por meio do Centro de Educação e Tecnologia em Araguaína, está com matrículas abertas para o curso de Automação Predial, com início das aulas a partir do dia 26 de março.
O curso tem duração de 120h e é destinado a profissionais que atuam como técnicos de empresas de segurança, consultores, vendedores e distribuidores de sistemas de segurança e eletricistas. O objetivo é capacitar este público para executar, em todo tipo de estabelecimento, a instalação de equipamentos de controle de acesso, bem como centrais de alarmes, câmeras de segurança, dentre outros.
Segundo o instrutor do Senai Tocantins, Ronaldo Lima, dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança - ABESE apontam que, no Brasil, existem mais de 8 mil empresas atuando no segmento de sistemas eletrônicos de segurança, criando cerca de 100 mil empregos diretos e mais de 1 milhão indiretos, um negócio que movimenta cerca de 1 bilhão e 400 milhões de dólares por ano.
Para o instrutor, o setor de automação predial sofre muito com essa situação, mas tem consciência do déficit dos recursos humanos e culpam as instituições de ensino profissional que não oferecem cursos específicos. “O aluno que concluir o curso sairá pronto para o mercado de trabalho, onde poderá trabalhar em empresas de segurança eletrônica ou até mesmo montar o seu próprio negócio”, acrescentou Ronaldo.
Essa é a segunda turma que será oferecida pelo Senai Tocantins em que as aulas serão 100% práticas. Os laboratórios são equipados com centrais de automação que podem controlar, à distância, todos os equipamentos ligados à instalação elétrica, bem como, iluminação, alarmes, ar condicionados, áudio, vídeo e eletrodomésticos em geral. (Ascom)
Comentários (0)