O governador Siqueira Campos (PSDB), apresentou na tarde desta segunda-feira, 15, o resultado das ações dos primeiros 500 dias de seu governo. Na oportunidade, Siqueira destacou que nesta etapa, houve desafios e vitórias. “Nossa intenção é cuidar de nosso povo e estamos trabalhando para isso. Eu mesmo tenho como principal meta diminuir a matéria prima do crime, que são os jovens desocupados e famintos. Para isso, estamos trabalhando para melhorar a vida das 109 mil famílias tocantinenses que estão abaixo da linha da pobreza”, declarou.
Dentre as ações destacadas pelo governador estar a implementação do cartão “Tocantins sem Fome” e das escolas de tempo integral. “Com o cartão, iremos melhorar a situação de famílias que passam fome, pois ele substituirá as cestas básicas e ainda fortalecerá a economia dos municípios, já que a verba deve ser gasta dentro da cidade onde mora o beneficiado. Além disso, nossas escolas de tempo integral são sucesso e estão tirando os nossos jovens das ruas, e nos próximos dias teremos outras novidades”, finalizou Siqueira Campos.
Durante a reunião os secretários apresentaram as principais ações realizadas em suas pastas. “Cada um apresentou suas áreas estratégicas, fruto do PPA- 20012/2015, para que os membros do Governo tenham conhecimento do que foi feito e projetado na intenção de ocasionar a transversalidade das ações”, explicou o secretário das Oportunidades, Omar Henneman.
Infraestrutura
O plano de estruturação da infraestrutura do Tocantins foi um dos pontos mais debatidos no evento. Os gestores ressaltaram a importância da captação de recursos para a implementação do processo de desenvolvimento do Tocantins. “Nós temos que ficar atentos às oportunidades oferecidas pelo Governo Federal, nosso Estado precisa de recursos para várias áreas, esse ano, por exemplo, já temos em fase de contratação seis grandes operações de crédito, que vão contribuir, e muito, para o desenvolvimento de nossas ações”, ressaltou a secretária do Planejamento e Modernização da Gestão, Vanda Paiva.
Agricultura
Em sua apresentação, Café ressaltou os avanços da pecuária, como o crescimento de 11,3% da exportação de produtos de origem animal, que saltou de 44 mil toneladas em 2010, para 49 mil toneladas, em 2011. Além das coberturas vacinais atingidas em 2011 contra febre aftosa de 99% e brucelose 82% e a liberação da Zona Tampão. “Houve também um aumento de 47% das exportações de produtos agropecuários, com destaque para o primeiro trimestre de 2012, que teve aumento de 154% na exportação de carne em relação ao mesmo período 2011”, argumentou.
Na área vegetal, o Secretário falou que nos 500 dias de Governo o acompanhamento da sanidade foi ampliado de 19 mil hectares, para 43,5 mil ha, representando um aumento de 128%. Na silvicultura, Café disse que houve um incremento de 43,2% da área plantada de florestas, totalizando 83.590 hectares. “Na produção de grãos, registramos um crescimento médio na ordem de 11,5% na safra 2010/2011. Houve também um aumento da área plantada de cana-de-açúcar para 34.577 hectares, crescimento de 253,5%, totalizando 2,1 milhões de toneladas de produção”, destacou.
Projetos de irrigação
Jaime Café frisou que o Governo recebeu os quatro projetos de irrigação em estado de abandono, mas que todos agora têm atenção especial e atualmente estão prontos para cultivo, e que inclusive será aberta licitação para novos lotes. “O projeto Manuel Alves, partiu de 310 ha (2010) para 760 ha (2012) e o São João, saiu do zero para 1.026 ha (2012), todos aptos para produção. O Sampaio está em readequação para produção de leite em pastagens irrigadas e o Rio Formoso, em processo de revitalização, inclusive com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento”, acrescentou.
Comentários (0)