Em Caseara, moradores reclamam de precariedade em estradas de assentamentos: Seinfra diz que obras devem iniciar neste ano

Famílias de Caseara estão sofrendo com a precariedade das estradas que levam aos assentamentos do município. Segundo informou o membro do Sindicato Rural dos Trabalhadores de Caseara, Márcio do Jeová, as estradas estão intransitáveis e devem prejudic...

A situação das estradas vicinais que dão acesso a 11 assentamentos no município de Caseara estão praticamente intransitáveis. As famílias estão ilhadas nos assentamentos Primeiro de Maio e Onalicio Barros. No total mais de 400 famílias estão enfrentando este problema. A informação é de Márcio do Jeová, membro do Sindicato Rural dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caseara.

Segundo as informações, no final do mês de outubro do ano passado o Incra através de convênio firmado com Governo do Estado por meio de uma solicitação do deputado estadual Jose Roberto (PT) repassou o equivalente a mais de 19 milhões de reais ao governo para construção das estradas.

“O subsecretário dos Assentamentos e Pequenas Propriedades do Estado, Rodolfo Botelho, recebeu ainda no início do ano passado um ofício que relatava, ainda naquela época, a situação precária das estradas. Porém até hoje nenhuma providência foi tomada”, pontuou Jeová.

Ainda segundo o membro do Sindicato, o secretário estadual de Educação, Danilo de Melo, também já teve conhecimento do caso e sabe que a falta de estradas na zona rural do município deve comprometer o ano letivo que começa no próximo mês.

De acordo com o que foi informado, a mesma situação é vivenciada pelos assentamentos, Uniao II, Caiapo, Araguaia, Estrela do Araguaia, Barroca, Buritirana, Onalicio Barros, Escondido, Bico da Manchete e Califórnia. “Com a chegada das chuvas mais intensas as estradas dos assentamentos do município estão em estado de calamidade pública”, destacou Jeová.

Edital deve ser lançado

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura, o convênio existe desde o ano passado e a aplicação do recurso vem sendo discutida entre as secretarias responsáveis e destacou que há expectativa de que o Edital de Licitação seja lançado neste ano.

Ainda conforme a pasta, não há data prevista para o início das obras de recuperação das estradas dos assentamentos do Estado e, tão pouco, para o lançamento do Edital, uma vez que segundo a assessoria, as datas estão sendo acertadas juntamente com os locais que devem ser beneficiados, mas a Secretaria adiantou que assentamentos de Caseara receberão as obras.

Seduc se manifesta

Por meio de nota, a Secretaria de Educação informou que uma estrada deverá ser aberta na localidade para que o transporte possa chegar a pelo menos três quilômetros próximo à rota que leva à residência dos estudantes e que a própria Seduc entrará em contato com a secretaria de Infraestrutura para buscar viabilizar a resolução do caso, o que também pode ser reforçado pela própria população local.

Confira a nota na íntegra:

Início do ano letivo de 2012 em Caseara
Ascom/Seduc, 05 de janeiro de 2012

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) esclarece que já disponibiliza dois ônibus escolares para atender aos alunos da região rural do município de Caseara, o que ocorrerá desde o início do ano letivo de 2012, no dia 1º de fevereiro. Entretanto, para se concretizar o anseio da população que reside em regiões mais interioranas do município, uma estrada deverá ser aberta na localidade para que o transporte possa chegar a pelo menos três quilômetros próximo à rota que leva à residência dos estudantes, média de distância esta prevista pela resolução número 006, de 26 de agosto de 2009, do Conselho Estadual de Trânsito.

Detectado este pré-requisito, os técnicos da Seduc sugerem que a demanda da construção de uma via de acesso que permita ao ônibus escolar chegar até as localidades hoje carentes de transporte escolar seja passada ao Departamento de Estradas de Rodagens do Estado do Tocantins (Dertins), vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), que vem atendendo a solicitações do gênero por ser a responsável por este tipo de demanda. A própria Seduc entrará em contato com a outra pasta para buscar viabilizar a resolução deste caso, o que também pode ser reforçado pela própria população local.

(Colaborou Luzeni Neres)

Comentários (0)