Durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 27, o vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, falou sobre a criação do Conselho Nacional de Tribunais de Contas, que tramita no Congresso Nacional. De acordo com o ministro, o órgão vai possibilitar uma integração entre os tribunais e assim vai tornar mais eficaz a fiscalização da aplicação dos recursos públicos.
“Esse formato integrado, vai possibilitar uma evolução para todo o controle externo. Os tribunais serão mais eficientes e terão que se modernizar”, destacou o ministro, que enfatizou que a parceria entre o TCU e o TCE é fundamental. “É fundamental para que a gente possa estabelecer para o Brasil um novo momento, uma forma diferente de se trabalhar. Uma forma descentralizada. A sociedade quer saber se o serviço da saúde, da educação estão sendo bem prestados e se houve evolução e esse trabalho em conjunto ser mais eficiente para verificar se esses recursos estão sendo bem aplicados”, disse o ministro.
Copa do Mundo e Rio + 20
Durante a coletiva, o ministro falou ainda da contribuição dos Tribunais de Contas na fiscalização dos recursos investidos na realização de grandes eventos pelo Brasil, como a Copa do Mundo e a Rio + 20. Conforme o ministro, por muitas vezes os recursos públicos não são bem aplicados no Brasil e falta estrutura de fiscalização nos entes da administração e por este motivo a figura dos Tribunais são essenciais. “Sabemos que existe dificuldade em relação a algumas áreas, por exemplo na Copa do Mundo são 35 obras e somente foram iniciadas 8. Então há a necessidade de tudo seja esclarecido”, disse o ministro.
O ministro lembrou que na Rio + 20 serão investidos em torno de R$ 500 milhões. “Na Rio + 20 o investimento será de cerca de R$ 500 milhões e o país vai receber chefes de Estado do mundo inteiro. Então tem que haver orientação, para que não sejam cometidas irregularidades”, salientou o ministro, que apresenta na noite de hoje palestra que deve abordar o assunto. O evento acontece a partir das 19h30 no Auditório do Quartel do comando Geral de Palmas.
Comentários (0)