Em Palmas vacinação contra gripe começa nesta quarta

A campanha nacional de vacinação contra gripe voltada para os idosos traz o tema "A gripe não respeita seus cabelos brancos", e começa mdia 25 em todo aís. Em Palmas, a prefitura se antecipa e começa vacinar na zona rural nesta quarta-feira, 22...

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas vai começar a etapa rural da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe 2009, nessa quarta-feira, dia 22 de abril, às 8:00, com saída da Central Municipal de Vacinação – Cemuv – na Avenida Cesamar, Quadra 504 - Sul . As equipes, compostas por enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde e motorista vão imunizar cerca de 412 idosos que residem em chácaras, no município de Palmas.

 

Zona Urbana

 

Já na zona urbana, a campanha começa no próximo sábado, dia 25, com grande festa, no Paço Municipal. Serão envolvidos, na edição deste ano, cerca de 700 servidores, entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem que já foram capacitados para atuar nos 36 postos de vacinação que serão disponibilizados em toda a capital, de 25 de abril a 8 de maio.

 

De porta em porta

 

“Nossos agentes comunitários de saúde estão indo de casa em casa, entregando material informativo e conscientizando a população acima de 60 anos de idade, sobre a importância de se tomar a vacina e o conforto que ela trás à saúde - “ informa o Secretário da Saúde, Samuel Bonilha.

 

Com o slogan “a gripe não respeita seus cabelos brancos”, a campanha deste ano pretende imunizar contra o vírus influenza, principal causador da gripe, a totalidade da população idosa da capital, estimada em 6.684 pessoas, segundo Censo do IBGE, 2007.

 

A doença

 

A influenza é uma doença infecciosa, aguda, de natureza viral, altamente contagiosa, que ataca o aparelho respiratório e tem como principal complicação as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares.

 

A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e congestão nasal tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.

Comentários (0)