Em Pedro Afonso escritor Manoel Messias Tavares recebe homenagem na Flit: honraria foi indicação do governador Siqueira Campos

Nesse sábado, 2, no encerramento da Feira Literária do Tocantins (Flit), estação de Pedro Afonso, Manoel Messias Tavares, escritor e advogado foi o homenageado. A indicação de reconhecimento ao escritor foi feita pelo governador Siqueira Campos, pelo...

O escritor homenageado da Flit – Feira Literária do Tocantins – estação de Pedro Afonso, Manoel Messias Tavares, recebeu nesse sábado, 2, a honraria no encerramento da Feira. A cerimônia aconteceu na Praça Coronel Lysias Rodrigues com a presença do vice-governador, João Oliveira, dos secretários Estaduais da Educação, Danilo de Melo, e da Juventude e do Esporte, Olintho Neto. Na ocasião o governador Siqueira Campos foi representado pela presidente do Sine-TO e subsecretária do Trabalho e Ação Social, Marisa Sales.

A indicação de reconhecimento ao escritor e advogado foi feita pelo governador Siqueira Campos, pelo trabalho do estudioso que aos 83 anos tem três livros publicados, dois em fase de edição e um grandioso projeto de criar a Fundação Messias Tavares, local destinado ao incentivo à leitura que será instalado na casa centenária onde cresceu.

Vivencias literárias

Messias Tavares é membro fundador da ATL – Academia Tocantinense de Letras – e veio para Pedro Afonso em 1923, aos 10 meses de idade. As primeiras descobertas do mundo da leitura foram ainda aos 05 anos com o Livro do ABC, doado pelo professor Aníbal Ferreira, já que na época era necessário ter 07 anos para entrar na escola. Em 1937 estudou no Grupo Escolar Comendador Pádua Fleury, primeiro estabelecimento de ensino da cidade, que deu origem à atual Escola Estadual de Tempo Integral Comendador Padre Fleury.

Se hoje os livros estão em toda parte e acessíveis aos estudantes, Messias Tavares conta que quando foi para a escola o cenário era outro. Cada família tinha um livro que serviria para todos os membros da casa e nem todas as famílias tinham condições de possuir um exemplar. Dessa primeira e única obra cresceu o interesse pela leitura e hoje, a biblioteca da casa do homenageado da Flit tem mais de oito mil títulos incluindo os de sua autoria: João de Abreu – vida e obra, À Margem de um Livro e A Viagem do Tempo.

Amante da literatura e estudioso da Língua Portuguesa, Messias ressalta o valor da leitura e incentiva o hábito, que segundo ele é uma fonte inesgotável de conhecimento. “Mesmo com a televisão, a internet, peço aos jovens que leiam! Que leiam a palavra escrita. Porque os livros têm uma riqueza só encontrada neles e que saciam a sede do conhecimento. Hoje os livros são acessíveis, existem muitos incentivos do Governo, como essa Feira, e ainda assim vemos uma grande parcela da população que não se interessa pela leitura”, destacou.

O amor do escritor pela histórica Pedro Afonso o levou a dar o nome da cidade ao filho mais velho, que hoje mora na casa da família. Em reconhecimento à grande contribuição ao mundo da literatura todo o município que viu este filho crescer e se tornar um grande escritor se mobiliza para homenageá-lo (Da assessoria).

Comentários (0)