Em reunião com o ministro dos Transportes, governador pleiteia construção de travessia ambiental da BR-242 pela Ilha do Bananal

O governador Siqueira Campos (PSDB) esteve em reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, neta quarta-feira, 8, e solicitou a construção da travessia ambiental da BR-242, que se estenderá sobre a Ilha do Bananal. Também foi apresentad...

Em reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o governador Siqueira Campos, acompanhado dos secretários de Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Eduardo Siqueira Campos, das Relações Institucionais, Lívio de Carvalho, da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo e da Fazenda, Sandro Rogério e também dos senadores Ataídes de Oliveira e Vicentinho Alves, pediu a realização de obras públicas para incrementar a malha rodoviária do Tocantins.

Entre as obras pleiteadas, está a travessia ambiental da BR-242, que se estenderá sobre a Ilha do Bananal. Para reforçar o pedido foi exibido um vídeo mostrando o estudo preliminar de autoria do Engenheiro de Transportes, José Mazzaro, que contempla a preservação do meio-ambiente através de uma estrada regulada com pedágios e escoadouros ambientais ao longo da Ilha, interligando o Tocantins com o estado do Mato Grosso.

Para o governador “a BR 242 que sai de Salvador e segue até a região oeste do Brasil passa pelo Tocantins e se encontra com a BR-153 (Belém-Brasília) na cidade de Gurupi. A intenção do projeto é que na Ilha do Bananal uma ponte com mais de dois quilômetros e meio ligue o Tocantins à parte da Ilha e dentro dela, indo até o Mato Grosso, a construção da estrada garanta a escoação de produtos no eixo central do país.”, pontuou Siqueira Campos.

Segundo o secretário de Planejamento, a rodovia é extremamente vital para o país. “Este estudo foi pensado com a proposta de que o desenvolvimento das regiões Norte e Centro-Oeste estaria aliado, diretamente, à preservação ambiental através de uma construção de baixo impacto ecológico em alternativas que garantissem desde escoadouros para animais silvestres ao longo da travessia e opção para integração das comunidades indígenas isoladas. Esta rodovia está associada ao futuro desenvolvimento do Brasil, pois canaliza sua estrutura viária ao encontrar a Ferrovia Norte-Sul em Gurupi.”

No projeto da BR-242, além dos escoadouros, há a criação de bolsões turísticos, pontos de pedágio no início e no fim da travessia sobre a Ilha, construção de recuos para o tráfego seguro com horário definido entre 6h e 22h para tráfego na estrada ambiental.

Para o senador Vicentinho Alves, a rodovia BR-242 é um “projeto ótimo para o Tocantins, ótimo para o Mato Grosso, ótimo para a Bahia, ótimo para o Brasil. O volume de transporte na Rodovia garantirá escoamento da produção de calcário do Tocantins em direção ao Mato Grosso aliará o suporte que a Ferrovia Norte-Sul nos garante com a extensão da malha rodoviária do Brasil rumo ao exterior, atendendo países da América Latina, pois a BR-242 encerra na fronteira com a Bolívia.

BR-010

Outra proposta apresentada ao Ministro corresponde à BR-010, rodovia federal construída em trechos descontínuos. Segundo o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, a complementação das rodovias inacabadas da região produtora do entorno de Palmas é importante, pois “garantirá a estas regiões a modernização no acesso ao grande mercado consumidor da capital”, enfatizou

A BR-010 está construída em apenas dois trechos: entre Paranã e Silvanópolis e entre Taquaralto e Palmas. Pela proposta de Siqueira Campos a intenção é que o Governo Federal una os trechos já construídos através dos asfaltamentos das seguintes rodovias:TO-365, no trecho de 40 km compreendidos entre Silvanópolis e Monte do Carmo e TO-040, no trecho de 50 km entre Monte do Carmo ao entroncamento da TO-050.

Praças de Pesagem Veicular

Ainda foi solicitado ao ministro a construção e implementação de 10 praças de pesagem veicular, que aferem e fazem o controle das cargas transportadas dentro do Tocantins. “As praças garantem que o trânsito de carga no estado não ultrapasse o limite tecnicamente recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, além de que garante ao fisco estadual maior controle sobre a mercadoria transportada no estado e isso é uma forma de combater o contrabando e ainda garantir a vida útil da malha viária do Tocantins”, explicou Alexandre Ubaldo.

O ministro Alfredo Nascimento ouviu as propostas e encaminhou o assunto para estudos técnicos no Ministério dos Transportes.

(Da Secom com informações da Ascom/Senador Vicentinho Alves)

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