Em reunião com presidentes de sindicatos, Kátia diz que volta à Faet garantirá parcerias que não foram possíveis no passado

A senadora Kátia Abreu aproveitou momento de confraternização com presidentes de sindicatos rurais das diversas regiões do Estado na noite de quinta-feira, 26, em sua chácara na capital, para reforçar compromissos a serem assumidos à frente da FAET, ...

Marcada pelo clima do consenso obtido em torno de sua candidatura à presidência da FAET, a senadora Kátia Abreu promoveu uma confraternização em sua chácara na noite de quinta-feira, 26, com a presença dos presidentes de sindicatos rurais de todas as regiões do Estado, do secretário da Agricultura, Jaime Café, do deputado Toinho Andrade, e do vice-governador João Oliveira.

“Estou feliz por estar retornando à Federação e ansiosa para colocar em prática lá uma parceria que eu quis fazer no passado e não foi possível, com o governo anterior”, disse ela. Kátia Abreu rasgou elogios ao secretário de Agricultura do governo, e especialmente ao governador Siqueira Campos pela forma como acompanhou a disputa que se anunciava, e hipotecou completo apoio à candidatura da senadora.

Kátia Abreu destacou o trabalho que fará para reforçar a execução das exposições agropecuárias em todo o Estado, e abordou duas conquistas recentes para os produtores rurais, no Estado e em nível nacional: a criação da LAU – Licença Única Ambiental no estado do Tocantins e a aprovação do Código Florestal na CAmara.

Audiência com Dilma

“As ONG’s já estiveram por lá, os ex-ministros também. Eu ainda não havia pedido uma audiência com ela, por que não era a hora. Agora aprovamos o novo código, foi uma vitória maiúscula, da produção de alimentos no Brasil, então agora vou até a presidenta Dilma para expor nossos argumentos. Até por que agora a discussão é no Senado, e lá vocês sabem que estará na defesa árdua do código”, discursou.

A senadora disse que 15 dos senadores são da bancada ruralista. E diversos outros são sensíveis à aprovação do Código. “Conquistei o respeito dos meus colegas como liderança deste setor, e hoje não ocorre uma votação importante sem que eles me ouçam e considerem a nossa posição”, disse.

LAU facilita para pequenos e médios produtores

A senadora aproveitou para reforçar a importância da aprovação da LAU – Licença Ambiental Única, sugestão do deputado Irajá Abreu, que levou ao governador Siqueira Campos o modelo de Mato Grosso e encontrou nele a sensibilidade para fazer a mudança. “Antes, para obter o total de licenças ambientais, fosse para um ou para 100 hectares, o produtor gastava em torno de R$ 60 mil reais. Agora isto mudou”, explicou.

As eleições na Faet transcorrem com chapa única, encabeçada pela senadora Kária Abreu, presidente da CNA, depois da retirada de candidatura de Júnior Marzola, atual presidente. Marzola no entanto não compôs com Kátia, nem compareceu ao encontro. Segundo um dos articuladores do entendimento, a medida foi tomada para não causar cisões no meio dos produtores rurais.

Comentários (0)