Em reunião com secretários de Agricultura dos municípios, Siqueira diz que novo Ruraltins está "mais habilitado" a cumprir sua função

Um novo Ruraltins, com estrutura diferenciada, foi apresentado no final da reunião com secretários de agricultura dos municípios promovido pelo governo do Estado nesta segunda-feira, 22, no auditório da PM em Palmas....

O governador Siqueira Campos anunciou formalmente na tarde desta segunda-feira, 22, o novo Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins. O anúncio foi feito no durante o Encontro Estadual de Secretários Municipais de Agricultura, que durante dois dias, segunda, 22, e terça-feira, 23, terão oportunidade de colocar o assunto como prioridade, tendo em vista que a maioria 139 municípios dependem e vivem hoje em função da agropecuária.

“Esse novo Ruraltins estará mais habilitado, com melhores condições, com uma melhor orientação para levar tudo aquilo que está sendo necessário e está faltando ao homem do campo, para ele produzir mais e melhor”, disse o governador Siqueira Campos. A nova estrutura do órgão é resultado de um trabalho desenvolvido, em transversalidade, pelos secretários das Oportunidades, Omar Hennemann, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jaime Café, em cumprimento a uma determinação do próprio governador.

Na opinião do secretário Omar Henenmann, o novo quando nasce forte e com o apoio irrestrito “do nosso governador Siqueira Campos, que encomendou esse projeto, e o aprovou, principalmente com o apoio político que deu a ele, não tenho dúvida de que estamos vivendo um momento muito importante”. A apresentação de toda a estrutura do novo Ruraltins foi feita por Omar Hennemann.

Segundo o governador, quando o Ruraltins foi criado criado em seu primeiro governo, ainda em 1989, tinha como objetivo de oferecer às famílias de pequenos produtores uma parceria que os mantivesse no campo, mas com toda dignidade: plantando, colhendo, gerando fartura e ajudando o Tocantins a crescer. E isso voltar a ser prioridade.

De acordo com o secretário Hennemann, é importante estender a mão amiga aos produtores rurais, a esses que estão produzindo alimentos, porque não há outra forma de matar a fome de cerca de 400 mil pessoas que não comem adequadamente aqui no Tocantins. O que o governo quer é aumentar a produção de alimentos. Estamos pensando especificamente nos tocantinenses.

Entre outras mudanças, o novo Ruraltins terá suas unidades regionalizadas por competências, seguindo a vocação de cada região: Ruraltins Peixe, em Palmas; Ruraltins Leite, em Ataguaína; Ruraltins Frutas, em Dianópolis, e o Ruraltins Ambiental, também em Palmas, uma vez que aqui já funciona o Naturatins; os dois, juntos, na transversalidade, irão gerar oportunidades aos tocantinenses.

No encontro, ministraram palestras a senadora Kátia Abreu, presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR; superintendente do SEBRAE-TO, Paulo Henrique Massuia,; o secretário da Agricultura, Jaime Café; Siqueira Campos, que, além de anunciar o novo Ruraltins, falou dos planos e visão de futuro com vistas à consolidação do Tocantins através da maior vocação do Tocantins: a agropecuária.

Comentários (0)