Em visita ao Tocantins, embaixador do Sudão conhece EAD e analisa possibilidade de intercâmbio

Em visita a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia ontem, 16, os principais progamas e ações desenvolvidos no Tocantins nas áreas de educação profissional, técnica e a distância foram apresentados ao embaixador do Sudão, Abd Elghani Elnaim. O se...

O embaixador do Sudão, Abd Elghani Elnaim Awad Elkarim, conheceu ontem, 16, os principais programas e ações desenvolvidos no estado do Tocantins nas áreas de Educação Profissional, Técnica e a Distância durante visita a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, em Palmas.

Participaram da reunião o secretário Executivo da Ciência e Tecnologia, Mário Bezerra Guimarães, o secretário da Educação e Cultura, Danilo de Melo, o reitor da Unitins - Fundação Universidade do Tocantins, Joaber Divino Macedo, além de diretores e técnicos das respectivas Instituições.

Abd Elkarim conheceu programas como o Sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil e a Rede e-Tec Brasil – Escola Técnica Aberta do Brasil. Esses programas são realizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia em parceria com o MEC - Ministério da Educação, e Instituições Públicas de Ensino para a oferta de cursos de graduação, Pós- graduação e técnicos profissionalizantes na modalidade a Distância.

Também foram apresentados ao embaixador do Sudão os cursos Técnicos presencias em Agropecuária e em Zootecnia ofertados pelos colégios de Natividade, na região Sudeste, e de Pedro Afonso a 200 quilômetros de Palmas. O superintendente de Programas e Parcerias da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Romão Vidal informou que os cursos são ofertados de acordo com a vocação de cada região.

O reitor Joaber Macedo destacou que a Unitins é uma universidade pública que oferta cursos na modalidade a Distância e, tem toda estrutura para produzir e transmitir as aulas. Joaber disse que pode ser formalizado um protocolo de cooperação técnica entre o Estado do Tocantins e o Sudão para que a Unitins faça a transferência de tecnologia para o ensino a distância.

Já o secretário da Educação Danilo de Melo enfatizou o projeto do Governo de implantar Escolas de Tempo Integral em todo o Estado, e também falou sobre o programa de educação para o Campo. “Nós estamos elaborando uma estrutura curricular onde a criança além de receber a formação escolar, ela também é treinada para desenvolver habilidades no campo, e assim pretendemos diminuir o êxodo rural”, explicou o secretário.

Parcerias

O embaixador Abd Elkarim comentou sobre o potencial de crescimento do Estado na área da educação profissional. Ele disse que o Sudão tem como meta expandir a educação, “Uma das nossas dificuldades é a expansão da Educação com qualidade para as diferentes regiões do País e, nós acreditamos que a educação a distancia é uma alternativa viável, por isso viemos ao Tocantins em busca de parcerias”, afirmou. O embaixador também disse sobre a possibilidade de realizar intercâmbios entre professores e estudantes de diversas áreas do Sudão e do Tocantins.

Segundo o secretário Executivo da Ciência e Tecnologia, Mário Bezerra Guimarães a reunião foi importante porque, mostra a transversalidade que existe entre os órgãos do Governo Estadual. “Grande parte dos programas na área de educação profissional realizados pela Secretaria da Ciência e Tecnologia, são em parceria com a Unitins ou com a Secretaria da Educação” pontuou Mário Bezerra.

(Assessoria)

Comentários (0)