Empresas de telefonia lideram reclamações feitas no Procon: cobrança indevida é a principal queixa dos consumidores

As operadoras de telefonia continuam liderando as estatísticas de reclamação junto ao Procon. O outro segmento com mais queixas são das empresas ligadas ao setor bancário e financeiro.Dados estatísticos aos quais o Site Roberta Tum teve acesso mostra...

As empresas de telefonia instituições financeiras continuam liderando as reclamações feitas pelos consumidores junto ao Procon do Tocantins.

De acordo com dados estatístico da Superintendência Pró Direitos e Deveres nas Relações de Consumo, da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos, aos quais o Site Roberta Tum teve acesso, todas as empresas de telefonia estão entre as 20 com maior número de reclamações no Procon.

No setor de telefonia a líder em reclamações é a Americel, da operadora Claro que apareceu com 8,63% das reclamações feitas pelos consumidores no período de julho de 2011 a julho de 2012. Em seguida aparecem a Brasil Telecom, com 4,51% das reclamações, Telegoiás Celular, 1,65% e Tim com 1,41% das reclamações.

Ainda de acordo com o relatório da Superintendência, em segundo lugar na lista de empresas com maior número de reclamações aparecem as instituições financeiras.

Nove delas (Bando do Brasil, BMG,Panamericano,CEF, Bradesco, Itaúcard,BV Financeira,Santander e Bradesco Financiamento), constam da lista das 20 com maior número de reclamações junto ao Procon.

 As campeãs

No ranking geral do Procon, tomando como base as 20 maiores prestadores de serviços com reclamações dos consumidores, aparece a Companhia de Energia Elétrica do Tocantins (Celtins), com 5,05% das reclamações registradas entre julho de 2011 e julho de 2012, seguida da Brasil Telecom, com 5,05% das queixas.

 

Cobrança indevida

A cobrança indevida e abusiva são as práticas mais comuns que levam os consumidores a procurem o Procon.De acordo com o coordenador estadual de Fiscalização do Procon, Francisco Rezende, “em todos os segmentos a cobrança abusiva e indevida é a que mais levam o consumidor a reclamar”.

No sistema bancário e financeiro as maiores reclamações são também contra o tempo espera nas filas e a não entrega do saldo devedor nos contratos de consignação.

Francisco Rezende avaliou que o maior número de reclamações junto ao Procon demonstra que o consumidor está cada vez mais consciente na busca de seus direitos. “O consumidor tenta primeiro solucionar o problema junto ao fornecedor e quando não consegue, procura o Procon”, argumentou.

 

 

 

Confira a lista das 20 empresas com maior número de reclamações

Americel AS 8,6%
Celtins 5,05%
Brasil Telecom 4,51
14 Brasil Telecom Celular 4,49%
Banco do Brasil 2,45%
Banco BMG 2,3!%
Banco Panamericano 2,02%
CEF 1,84%
Novo Mundo Móveis, 1,80%
Dismobrás Eletrodomésticos 1,76%
Telegoiás Celular 1,65%
Banco Bradesco 1,44%
Tim Celular 1,41%
Nosso Lar Lojas de Departamento 1,39%
Saneatins 1,26%
Banco Itaucard 1,20%
BV Financeira1,05%
Sky Brasil Serviços 0,95%
Banco Santander 0,92
Banco Bradesco 0,89%

 

 

 

Comentários (0)