Enchente no Rio Tocantins inunda ilhas em Peixe e causa prejuízos a moradores

A cheia no Rio Tocantins tem causado prejuízos, principalmente aos ribeirinhos da cidade de Peixe. Segundo informações do Jornal do Tocantins, pelo menos 40 ilhas situadas na chamada região do Tropeço foram afetadas pela cheia. A água invadiu casas e...

O aumento das chuvas tem causado prejuízos aos moradores da cidade de Peixe. Conforme informações do Jornal do Tocantins, comerciantes e donos de ilhas e propriedades rurais às margens do Rio Tocantins estão enfrentando momentos de sufoco desde a noite de quarta quando o leito do rio começou a subir.

Conforme as informações, pelo menos 40 ilhas situadas na chamada região do Tropeço foram afetadas pela cheia. A água invadiu casas e destruiu plantações. Nos pontos mais afetados, lavradores perderam móveis e alguns estão desabrigados.

A dona de casa Nelita Gonçalves Correia contou ao Jornal que viu a correnteza do rio arrastar geladeira e colchões de vizinhos que não estavam na localidade. Ela teve a casa alagada e agora está abrigada em outra ilha menos afetada pela cheia. Na zona urbana de Peixe, o rio avançou sobre o cais da cidade e alagou estabelecimentos comerciais.

Na zona urbana o rio avançou sobre o cais da cidade e alagou estabelecimentos comerciais próximos a margem. O restaurante Luizinho ficou com todos os cômodos alagados e uma balsa de médio porte, que estava ancorada, se soltou com a força da água e foi levada pela correnteza. Desde ontem o Site Roberta Tenta contato com a Prefeitura de Peixe, bem como com secretarias para saber mais informações sobre a situação, mas as ligações não são atendidas.

Prejuízos

Com a grande quantidade de chuva a Enerpeixe aumentou a vazão da água e já preocupa os ribeirinhos. Segundo o barqueiro, Denes Cordeiro Cavalcante, as pessoas que usam as ilhas em regime de comodato tiveram prejuízos. “O pessoal está abandonando as ilhas e na cidade de Peixe a água já está dentro do bar do Luizinho que fica na Beira Rio (Porto de Peixe)”, disse o barqueiro. (Com informações do Jornal do Tocantins e Site Surgiu)

Comentários (0)