Encontro de Professores e Coordenadores de cursos de Administração acontece nesta sexta no XVI Enato: evento segue até este sábado

Nesta sexta-feira,25, o XVI ENATO teve início com palestra "A profissionalização da classe e inserção dos cursos de Gestão Tecnológica" da Conselheira Federal e Administradora Ana Mônica Beltrão da Silva. Na parte da tarde será realizado o ...

A programação desta sexta-feira, 25, da décima sexta edição do Encontro dos Administradores do Tocantins (XVI ENATO) começou, nesta manhã, com a palestra da Conselheira Federal, a Administradora (Adm.) Ana Mônica Beltrão da Silva, que proferirá a palestra “ A profissionalização da classe e inserção dos cursos de Gestão Tecnológica”.

Atividade voltada para alunos e profissionais tecnólogos, em seguida, ocorreu o painel “Cursos Superiores de Tecnologia”, com a presença dos professores Miguel Camargo da Silva, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO- Porto Nacional), Joseane Granja Júnior (IFTO-Palmas), além de representantes da UNOPAR –Palmas e da Ulbra. O moderador é o Administrador Edson Cabral.

Já à tarde, ás 15 horas, será realizado o Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração (Eprocad), com o professor doutor Roberto Kanaane, que falará sobre “Os desafios da Interdisciplinaridade no Ensino superior”.

À noite, a programação começa às 19 horas, com a apresentação de cases de sucesso, com a administradora Sandra Regina da Silva Pereira – Tratortins de Gurupi (TO), Ivan Ricardo Naves, da Ferpam de Palmas e Gurupi (TO), Paulo Teixeira Reis Junior, empreendedor do Chopp Brahma Express, do Quiosque Chopp Brahma Palmas Shopping, da Brahma Street Grill, do Tayo Culinária Japonesa, da PQM – Pra Que Marido e presidente da Abrasel (TO). O moderador é o professor e administrador Iranilson Mota.

Finalizando, haverá a palestra “Motivando Talentos e Assegurando Resultados”, com Adriana Albuquerque. O evento será encerrado neste sábado, 26, com a entrega da sede do Conselho Regional de Administração (CRA-TO), a partir das 10 horas.

Cobertura

Com auditório lotado, o XVI ENATO foi aberto com a apresentação do grupo Voz Toc, que ao som de músicas regionais ressaltou o Tocantins, o Estado mais novo da federação. A solenidade oficial começou com o discurso do Conselheiro Federal pelo Tocantins, o Adm, Renato Jayme que falou do reconhecimento do ENATO pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que é parceiro do evento.

A deputada estadual Luana Ribeiro, presente no evento, disse que são os administradores também são os responsáveis por gerir Estado e a Capital, Palmas, que está no centro geodésico do País, um dos fatores que a impulsiona para o crescente desenvolvimento.

Presidente do CRA-TO, o administrador Rogério Ramos ressaltou o trabalho das instituições de ensino, que formam grandes profissionais, fomentando a área de administração no Tocantins. “E lá (instituições de ensino) que nasce o conhecimento, lá que está a qualidade do profissional”, observou.

 

Ramos afirmou ainda que as capacitações são importantes para lapidar os profissionais tocantinenses, para que esses ocupem as vagas de mercado existentes no Estado. “É preciso estar em pé de igualdade com todo o Brasil”, disse acrescentando que há muitas áreas a serem conquistadas, como a gestão pública, o empreendedorismo. “Em uma população de cerca de 200 milhões de habitantes, há seis milhões de empresa estima-se que apenas 3% sejam empresários. Então, há grandes negócios a se fazer, preparem-se para ocupar espaços”.

Palestra

O professor – doutor, Roberto Kanaane proferir a palestra “Como ser um Administrador Talentoso em um Mundo em Transformação”. Na ocasião, ele lembrou que a globalização trouxe grandes mudanças social, econômica e política, o que atinge também o profissional administrador que precisa lidar com os desafios. “O administrador tem que desenvolver comportamento, hábitos e valores”, disse.

Kanaane enfatizou ainda que o administrador precisa ter algumas características, como a capacidade para tomar decisões, para aprender, para negociação, ter bom relacionamento, comprometimento com a empresa, responsabilidade social, ética profissional. “No Brasil cada vez mais se exige o profissional o ponto de vista estratégica e comportamental”. (Da assessoria)

 

Comentários (0)