Após dois dias de encontro, prefeitos, presidentes de sindicatos e secretários de Agricultura de diversos municípios tocantinenses retornam para suas respectivas localidades, com o objetivo de participar do processo de desenvolvimento do agronegócio do Estado.
Durante o 1º Encontro Estadual de Secretários da Agricultura, que aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto, representantes de diversas regiões conheceram as principais propostas do Governo e das instituições de representação classista (Faet, Sebrae e Senai), para alavancar o setor agrícola e pecuário do Estado.
Presente no primeiro dia do evento, o governador Siqueira Campos ressaltou que o intuito de sua administração é levar a frente o plano de reestruturação da infraestrutura, para melhorar diversos setores, inclusive o agroindustrial. “Estamos em um ano de recuperação, ainda temos muito que fazer. Temos a preocupação do que é mais importante, como a agricultura e a pecuária. Precisamos fortalecer os frigoríficos, industrializar nossos produtos primários e juntos, facilitar a vida do homem do campo, oferecer meios para alavancar a produção, principalmente, para o micro e pequeno agricultor e pecuarista”, afirmou Siqueira.
Para o secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, a expectativa é que Governo e municípios trabalhem em parceria pelo desenvolvimento do agronegócio tocantinense. Durante sua palestra no evento, Café destacou a “importância” da agricultura no processo de desenvolvimento do Tocantins. “De tudo que o Tocantins exportou em 2010, 99% foi produzido pelo setor agropecuário, o que mostra a nossa importância e o nosso potencial de crescimento”, avaliou o secretário.
O secretário das Oportunidades, Omar Hennemann, foi quem encerrou os trabalhos do Encontro dos Secretários da Agricultura. Na ocasião, o secretário reforçou importância do encontro e assegurou que o Governo, através das diversas secretarias quer ser parceiro das secretarias municipais de Agricultura e dos Sindicatos Rurais.
Também apresentaram palestras no Encontro dos Secretários, a presidente da Faet/CNA, senadora Kátia Abreu; o superintendente do Sebrae/TO Paulo Massuia; o presidente do Senar Nacional, Harduin Reichel; a subsecretária de Aquicultura, Miyuki Hyashida; o subsecretário de Energias Limpas, Ailton Araújo e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Geraldino Vaz.
Repercussão
Participaram do Encontro mais de 380 pessoas, entre secretários, prefeitos, estudantes, servidores, técnicos de entidades de classes do setor rural, integrantes de sindicatos rurais, agricultores e pecuaristas. (Da Assessoria)
Comentários (0)