Escolas municipais da região sul da capital promovem dia temático

Escolas municipais da região sul da capital promovem nesta sexta-feira, 28, dia temático e de conscientização e resgate de valores culturais. A Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello realiza, a partir das 14 horas, o Dia Temático 4...

A Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, na região Sul de Palmas, realiza nesta sexta-feira, 28, a partir das 14 horas, o Dia Temático 4 Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reeducar.

A diretora da Escola, Idelma Pereira de Basto Santos, conta que os alunos passaram toda a semana se preparando para o dia D. "Vários trabalhos serão apresentados, frutos das oficinas que cada aluno participou". Segundo ela, o Dia Temático procurou trabalhar o conceito de cada R, por meio de atividades multidisciplinares com a comunidade escolar, procurando sensibilizar os alunos para que se tornem transformadores do meio ambiente.

Programação

Na programação, está prevista a apresentação de um boneco, feito de garrafas plásticas, realizada por alunos do 9º ano. "Eles participaram de uma oficina de reciclagem e agora terão a oportunidade de mostrar o que aprenderam", reforça.

A diretora diz que os assuntos são trabalhados conforme cada disciplina. Na área de português, por exemplo, os alunos do 1º ao 9º estão trabalhando na fabricação de cartazes e faixas relacionadas a um dos Rs, no caso o Reeducar. Além disso, os alunos também participam de um fórum de discussão sobre Meio Ambiente. "Tudo isso para preparar os alunos para o dia principal", explica.

O Dia Temático também contará com a oficina de "Reciclagem de Papel", onde será mostrado como pequenos hábitos podem reduzir o gasto desnecessário deste recurso. Outra oficina esperada é de "Confecção de Brinquedos com Sucatas".

4 Rs

O conceito dos 4 Rs surgiu há décadas atrás e tem como objetivo adotar medidas que diminuam o consumo desenfreado, a degradação dos recursos naturais e ajudem a preservar o meio ambiente. Os alunos estão trabalhando com os seguintes conceitos:

- Reduzir: a quantidade de resíduos produzidos (por exemplo, através da utilização de produtos de longa duração e de produtos a granel);

- Reutilizar: resíduos quando não for possível reduzir, através da utilização de materiais usados (por exemplo, reutilização de sacos plásticos, reparação de artigos danificados);

- Reciclar: encaminhar o produto de volta para o processamento após suautilização, exemplo: latinha de alumínio volta para a indústria de latinhas;

- Reeducar: é repensar sobre nossos hábitos de consumo e como podemos melhorar para minimizar o impacto no planeta terra.

 "Tradições do Brasil"

A Escola Municipal Thiago Barbosa, localizada no Aureny II, realiza também nesta sexta, 28, às 19 horas, a edição do projeto "Tradições do Brasil". Segundo informações do diretor da unidade escolar, Wender Fernandes Martins Reis, a ação visa resgatar valores culturais e também comemorar o dia do Folclore, que ocorreu no dia 22.

Para esta edição estão previstas exposições fotográficas com temas referentes aos povos indígenas e quilombolas. Outra exposição é sobre Palmas, com o tema "Antes e Depois", onde os alunos poderão conhecer a evolução da cidade.

Além disso, o projeto contará com esculturas em madeiras, mostra de comidas típicas, exposições de objetos antigos, como as primeiras televisões, máquina de datilografar, um tanque de gasolina da década de 40, entre outros.

O diretor cita que também haverá apresentações de capoeira, danças e ritmos regionais, incluindo a catira, frevo e o carimbó. "O projeto é aberto para todos, pois é importante que toda a comunidade da região participe", explica.

Roupas recicláveis

Ainda segundo ele, um dos momentos que será marcante neste edição é o desfile com roupas recicláveis. "A artesã responsável pelas criações é do Setor Santa Bárbara, é uma forma de valorizar os talentos da nossa região", informa, acrescentando que o projeto, que tem a participação dos alunos, tem como objetivo ampliar o aprendizado dos estudantes, por meio da cultura. "A ação é justamente para mostrar as diversas culturas existentes", afirma.

Comentários (0)