Exportações crescem no primeiro semestre no Estado

O Tocantins é um dos três estados brasileiros que aumentaram as exportações no primeiro semestre deste ano. O Estado fechou o período com um saldo de 153,9 milhões de dólares com a venda de seus produtos ao exterior. O montante é 4,4% superior ao mes...

Com isso, o Tocantins apresenta indicativos mais favoráveis que os registrados nacionalmente. O país apresentou no semestre uma queda de 22,8% nas exportações, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Além do Tocantins, apenas dois estados apresentaram resultados positivos: Piauí, com 58,6% de expansão das vendas ao exterior, e o Mato Grosso que contabilizou um aumento de 20,7%, segundo indicadores do ministério.

A soja, somada a outros cereais em farelo, foi a principal responsável pelo crescimento das vendas de produtos tocantinenses ao exterior. O grão respondeu sozinho pela soma de 122 milhões de dólares, o que representa 79,5% das vendas no período. Além disso, o produto cresceu 8,4% com relação ao primeiro semestre do ano passado e a perspectiva é de que amplie em torno de 10 a 15% ao ano, segundo informações da SIC.

Em segundo lugar, aparece a carne e seus derivados que correspondem no período a 21% das exportações, o que significa 30,5 milhões de dólares em vendas. Apesar disso, a carne tocantinense apresentou uma leve queda, de 5,8%, na pauta de exportações com relação aos primeiros seis meses de 2008.

De acordo com o diretor de Atração e Fomento da SIC, Iapurê Olsen, isso se deve a embargos sanitários ocorridos no início do ano e já solucionados. “Estamos com mercados como a Rússia, Ucrânia e Irã, além do Chile e países europeus que devem fazer inspeção na carne tocantinense. Então as perspectivas para o segundo semestre são boas”, analisou o diretor.

Para o secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, também são fatores fundamentais para a ampliação do mercado tocantinense no exterior, os incentivos, a logística e certificações ambientais e sociais. “A política moderna de incentivos fiscais, aliada à logística, forma dados suficientes para que o Tocantins possa despontar no mercado mundial, além da certificação de que aqui se trabalha em respeito ao meio ambiente e aos direitos sociais”, disse Pedroza, ao enumerar produtos como abacaxi, minérios e pedras preciosas que ganham espaço na pauta ao lado da soja e da carne, graças ao trabalho do Governo do Estado.

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