Exposição mostra ícones do crescimento brasileiro

...

Está aberta ao público a partir desta segunda-feira, 8, em Aguiarnópolis (TO), no Núcleo de Educação Ambiental,  do Consórcio Estreito Energia (Ceste), a exposição “50 Anos de Desenvolvimento Nacional” que narra por meio de fotos a história do desenvolvimento econômico brasileiro, no período de 1950 aos primeiros anos do século XXI.

A exposição conta com mais de 40 fotografias que recuperam, em preto e branco, a trajetória e o passado recente de um Brasil que deixou para trás sua vocação agrícola e se tornou urbano, industrial e de serviços.

As obras fotográficas fazem parte do acervo do Arquivo Nacional da Presidência da República e chegam à região  graças à um termo de responsabilidade firmado entre o órgão federal e o Consórcio Estreito Energia (CESTE), concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito).

“A intenção é mostrar às comunidades da área de abrangência do empreendimento as diferentes fases do Brasil; do país agrícola à industrialização no pós-guerra, até chegar aos anos 80. É um resumo do que houve de mais relevante na história econômica de cada período”, destaca a diretora de Socioeconomia do Consórcio Estreito  Energia, Norma Villela.

A exposição é gratuita e acontece das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira, até o dia 18 de dezembro, em Aguiarnopólis (TO). Depois, a exposição fotográfica itinerante segue para a cidade tocantina de Palmeiras do Tocantins e, até julho de 2009, percorrerá mais nove municípios sob influência da UHE Estreito.

A mostra é direcionada para os estudantes dos ensinos, Fundamental e Médio, e a comunidade geral dos municípios  da área de abrangência do empreendimento. 

A primeira cidade a receber a exposição, entre os dias 24 de novembro e 04 de dezembro, foi Estreito (MA). Mais  de 350 pessoas visitaram a exposição em Estreito. No Tocantins, além de Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins, a mostra fotográfica itinerante passará por Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Palmeirante, e Tupiratins.

“São fatos e histórias que podem encher os olhos,  tanto de estudantes como de quem viveu essa época. Também  é possível olhar a  exposição como um passeio pela economia brasileira em 50 anos, como a  apresentação do primeiro automóvel fabricado no Brasil”, enfatiza a diretora do CESTE, Norma Villela.    As fotos remetem, por vezes, de uma maneira nostálgica, às grandes obras do nacionalismo, ao início  da indústria automobilística, ou, ainda, aos primórdios da era da informática. Elas foram exibidas pela primeira vez em 2002, na Galeria do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social -, por ocasião dos 50 anos de criação do Banco(Texto e fotos: Leonardo Sampaio)

Comentários (0)