Um clima de comoção e pesar toma conta da Capital e do Estado, faleceu nesta quarta-feira, 21, o fotógrafo aposentado Edson Lopes, 66 anos, pioneiro da Capital. Através da lente de sua câmera Edson Lopes registrou a criação e o desenvolvimento da Capital, sendo o primeiro fotógrafo da prefeitura de Palmas.
Edson foi sepultado na tarde de quarta, no cemitério Jardim Parque das Acácias, em Palmas. Várias autoridades, amigos, colegas de profissão e familiares foram prestar seu último adeus a aquele que faz parte da história da Capital e do Tocantins. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Júnior Coimbra (PMDB) e o deputado estadual Marcello Lelis (PV) deixaram suas homenagens.
Autoridades manifestam seu pesar
O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) emitiu uma nota de pesar, ainda na quarta, onde destacou que Edson Lopes imortalizou Palmas através das lentes de sua câmera.
Nota de pesar pelo falecimento de Edson Lopes
Lamentamos profundamente o falecimento de Edson Lopes, fotógrafo pioneiro de nossa cidade, que muito contribuiu para registrar em imagens a história da construção de Palmas. Mais que um fotógrafo, ele imortalizou Palmas através das lentes de sua câmera, contribuindo para que as próximas gerações possam conhecer a história da cidade. Sua partida nos deixa triste, porém, com a certeza de que Edson Lopes foi um homem de bem e que deixou sua marca em nossa história.
Raul Filho
Prefeito de Palmas
O vereador da capital Fernando Rezende (DEM) também manifestou seu pesar, onde destacou, “Seu legado é o da sutileza do olhar no registro visual e imaterial da vida”.
Nota de pesar
É com grande consternação que o vereador Fernando Rezende comunica o falecimento do repórter fotográfico EDSON LOPES, ocorrido nesta terça-feira, 21 de abril de 2010. Edson foi pioneiro na capital tocantinense e já faz parte da história do Estado, pois são dele os primeiros registros da construção de Palmas.
Seu legado é o da sutileza do olhar no registro visual e imaterial da vida. EDSON LOPES deixa para as gerações futuras uma mistura do concreto com o imaginário e a sensação de poder controlar o tempo com a materialização das fotos. Quem conheceu Edson teve o privilégio de conviver com um homem intimamente ligado ao sagrado e com as coisas terrenas. O fotógrafo EDSON LOPES deixa esposa e três filhos que são mais uma parte do legado deste grande homem.
Vereador Fernando Rezende
Palmas, 22 de abril de 2010
A deputada federal e ex-prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz (PR) não deixou de manifestar seu pesar e tristeza.
“Recebi com muita tristeza a notícia da morte do fotógrafo Edson Lopes, profissional competente com quem tive a oportunidade de trabalhar na época em que fui prefeita de Palmas. Com a partida de Edson Lopes, o Tocantins perde um homem que dedicou sua vida a retratar a história do nosso estado e da nossa Capital. Peço a Deus que conforte os familiares de Edson Lopes neste momento de dor.
Nilmar Ruiz
Deputada Federal
Comentários (0)