A família de Adevaldo Fial Meneses, de Paraíso do Tocantins, procurou o Site Roberta Tum e informou que Meneses veio a óbito no último dia 31, em Portugal e que precisam de ajuda para trazer o corpo para ser enterrado no Brasil. Ainda de acordo com as informações do Subtenente da Polícia Militar do município, Samuel Monteiro Lima, que era primo de Meneses, a família é carente e não dispõe de condições financeiras para fazer o translado.
O Subtenente informou que uma árvore de eucalipto caiu na cabeça de Meneses enquanto ele trabalhava na extração de madeira próximo a estrada municipal que liga Pocariça à Bolho, perto da cidade de Coimbra. Lima explicou que os custos são altos e por isso buscou ajuda do senador Vicentinho Alves (PR) na última sexta-feira, 3. "Queremos trazer o corpo, mas não temos condições. Procurei o senador para que ele nos auxilie no processo burocrático", contou o Subtenente.
Segundo Lima, o senador se propôs a ajudar com as questões da documentação para trazer o corpo para o Brasil. Ainda de acordo com o Subtenente o corpo da vítima vai ficar a disposição dos familiares, no IML de Coimbra, por até seis meses e caso a família não faça a retirada o corpo ficará a disposição do governo local. "Se não conseguirmos trazer, possivelmente o corpo será encaminhado para alguma universidade de Medicina e será objeto de pesquisa para estudo de anatomia", afirmou o Subtenente.
Buscando melhoria
Conforme ressaltou Lima, o primo estava em Portugal há dois anos e foi trabalhar com extração de eucalipto com o objetivo de garantir uma vida melhor para a esposa e os filhos. Meneses faleceu aos 39 anos e era natural de Paraíso do Tocantins. O Subtenente não soube informar sobre a legalidade de Meneses no País, mas destacou que isso não interfere no processo do translado.
Lima explicou que entrou em contato com a Embaixada Brasileira em Portugal e foi informado que não precisa ir ao País resolver as pendências burocráticas já que o órgão possui convênios com algumas funerárias que fazem todo preparo do corpo para ser mandado de volta ao Tocantins.
Vicentinho nomeia responsável
Segundo informou a assessoria do senador Vicentinho Alves assim que o parlamentar soube do caso nomeou um responsável para cuidar de todo processo burocrático e das documentações necessárias para o translado do corpo de Meneses. Ainda de acordo com as informações, todas as providências já estão sendo tomadas e os familiares estão sendo informados.
Contatos
Quem puder fornecer algum tipo de ajuda a família pode entrar em contato com o Subtenente Lima através do telefone (63) 9203-2660 ou pelo email sgtsamuel@hotmail.com. (Thaise Marques)
Comentários (0)