Famílias retiradas da TO-010 e remanejadas para o Santo Amaro recebem madeira do Governo: 25 m³ foram doados

De acordo com a assessoria, a Secretaria da Habitação (Sehab) conseguiu junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) o fornecimento de 25 m³ de madeira para as 76 famílias que foram retiradas das margens da TO-010 e realocadas no setor Santo...

A Secretaria da Habitação (Sehab) conseguiu junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) o fornecimento de 25 m³ de madeira para as 76 famílias que foram retiradas das margens da TO-010, sentido Palmas-Lajeado, e realocadas provisoriamente no setor Santo Amaro. O material entregue no final da tarde da sexta-feira, dia 1º, será utilizado na melhoria dos barracos das famílias.

Conforme o Termo de Doação celebrado entre o Naturatins e a Sehab, do total de madeira que foi doado 20 m³ de vigotas e caibros foram retirados na Gerencia Regional de Pedro Afonso e 5 m³ de ripas no pátio do Naturatins em Palmas. O transporte também foi disponibilizado pelo Governo do Estado.

Segundo o secretário executivo da Sehab, Gláucio Barbosa, o pedido da madeira partiu dos assentados. “O material que eles estão usando encontra-se em péssimo estado de conservação devido o desgaste natural ocorrido por causa do sol e das chuvas. Levamos a solicitação ao Governador Siqueira Campos, que pediu para atender a reivindicação dessas famílias”, explicou.

“A associação fica feliz com a doação, porque nós vimos as necessidades dos moradores e solicitamos à Sehab. A madeira será distribuída entre as famílias de forma igual e vai contribuir com a construção das casas”, destacou o presidente da Associação em Defesa da Moradia de Palmas, Darci Aires.

De acordo com Audazilio Farias de Oliveira, que mora no assentamento com a esposa e o filho, a madeira será utilizada para construir a lateral de casa. “A lateral está sem tampar, só com a lona. O que sobrar vou usar para cobrir a casa, na sustentação, porque está muito frágil”, afirmou, com a fita métrica na mão para medir o caibro.

Dona Iracema Alencar de Carvalho, que mora no local com a mãe e o irmão, diz estar feliz na área provisória. “Estou tão feliz ao saber da doação da casa, igual quando chegou água e energia na minha casa aqui no Santo Amaro, porque quando morava perto da rodovia eu cansei de buscar água no pé da Serra, foram dois anos e quatro meses nas costas, agora tenho na torneira. E a madeira vou usar para reforçar a estrutura da minha casa, porque a que tem lá está frágil”, explicou.

Durante a entrega das madeiras, o secretário executivo Gláucio Barbosa parabenizou as famílias pela organização e união. “Vocês estão organizados e é dessa forma que conseguem benefícios. Sabemos que esse assentamento não é o ideal, porque o ideal é a casa que vocês irão receber, mas estamos tentando melhorar com o fornecimento de água e energia, madeira e uma área mais segura, para que vocês estejam instalados com segurança até a construção das casas”.

As famílias aguardam a construção definitiva das moradias inclusas no Programa Habitacional denominado Setor Santo Amaro, oriundo do acordo firmado entre Estado e Prefeitura. O Estado fez a doação da área para a Prefeitura de Palmas que por sua vez irá construir as casas.

Comentários (0)