Frio, Raul responde jornalistas, culpa imprensa e não explica se doação feita por Cachoeira foi legal

Durante coletiva na manhã desta segunda-feira, 2, o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), defendeu ter sido ético e moral seu encontro com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Perguntado pelo Site RT se o show, negociado com Cachoeira durante a campanh...

“Considero ética e não vejo nada de imoralidade”, foi assim que o prefeito Raul Filho definiu sua conversa com Carlinhos Cachoeira, mostrada pelo Fantástico na noite deste domingo com um vídeo coletado pela PF durante as investigações da Operação Monte Carlo, que desbaratou o esquema do contraventor.

O prefeito disse que acredita que o show, que teria sido realizado com o apoio financeiro de Cachoeira, consta em sua prestação de contas da época, mas que precisa procurar nos documentos referentes à campanha de 2004. Questionado sobre o favorecimento de empresas ligadas ao contraventor em Palmas, como a Delta que tem contrato de cerca de R$ 72 milhões para limpeza urbana da Capital, Raul respondeu: “Aqui não existe ajeitamento. Não me relaciono com este tipo de negociação”. O prefeito defendeu que a contração da Delta foi feita por meio de licitação e na legalidade.

Segundo o prefeito, ele esteve apenas uma vez com Cachoeira. “Nosso único contato foi neste dia. Nunca mais tive contato, nem pessoal e nem pelo telefone”, afirmou Raul, que disse ter sido apresentado ao contraventor pelo senhor denominado Alexandre. “Fui apresentado a ele como ele sendo um empresário interessado em ajudar na campanha. Esta conversa se deu há oito anos atrás, quando eu o vi pela primeira e última vez”, disse o prefeito, que se defendeu: “eu estava ali como candidato e ele me foi apresentado como empresário”.

Silvio não é assessor

Questionado sobre o encontro posterior de Silvio Roberto com Cachoeira, no qual Silvio fala de uma “aposentadoria” para ele e Raul, o prefeito admitiu ser amigo do mediador, mas disse que o mesmo nunca foi seu assessor e que não passou procuração para que o ele falasse em seu nome. “Ele é meu amigo de 20 anos, mas nunca foi meu assessor e sobre o que ele falou, ele é que tem de responder. Ele que tem de dizer como será sua aposentadoria. Não passei procuração para ninguém falar em meu nome”, alegou Raul.

À disposição de CPMI

O prefeito afirmou que se colocará à disposição da CPMI que investiga o esquema do bicheiro. “Eu mesmo vou me convidar antecipadamente”, disse Raul.

Culpando a imprensa

Raul atribuiu à imprensa a intenção de ligar sua gestão ao contraventor Carlinhos Cachoeira: “Alguns setores da imprensa local insiste em envolver meu governo com este esquema. Nunca pratiquei nenhum ato impróprio e não tenho o que temer. Sou zeloso com meu nome, minha imagem e com meu governo”, ressaltou o prefeito.

Dinheiro em contas pulverizadas

Sobre a fala de Silvio, que disse em um segundo encontro com Cachoeira que recursos poderiam ser depositados em contas pulverizadas, e lembrado do caso que envolveu o nome de uma ex-assessora da primeira-dama deputada Solange Duailibe, que teria recebido R$120 mil da Delta S.A., Raul pediu aos jornalistas que se ativessem ao caso em questão. “Vamos nos ater ao meu caso. Esse caso com o nome dessa assessora já foi amplamente divulgado e vou falar sobre mim aqui. Não tenho nada a temer”, repetiu o prefeito.

Projeto de poder

Ao ser questionado sobre o projeto de poder, mencionado por ele a Cachoeira no vídeo, Raul admitiu ter sonhos de ascensão no Tocantins e disse que eles continuam. “Todo político busca ascensão e nunca escondi de ninguém que sempre pensei um dia em governar o Estado. Sou um sonhador por mais que alguém queira me tirar isto”, concluiu Raul.

Presentes

Durante a coletiva o prefeito esteve acompanhado de vereadores de sua base e secretários de governo. Estavam presentes o presidente da Câmara de Palmas, Ivory de Lira, e os vereadores Folha, Milton Neres, Divina Márcia e Bismarque do Movimento. Também estava presente o ex-vereador e ex-secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Hermes Damaso.

 

Comentários (0)