Na tarde desta sexta, 22, o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) assinou o decreto que homologa o concurso da saúde. Os aprovados já serão chamados a partir da próxima semana com prioridade para os médicos. Apenas 50 médicos e especialistas e outros 22 cargos de áreas técnicas não serão chamados, conforme explicou o secretário de saúde, Francisco Melquíades.
Dentre as medias que o governador anunciou está a convocação imediata dos médicos aprovados para preencherem as vagas nos municípios. A publicação do decreto deve ser realizada na próxima segunda no Diário Oficial. ‘Nos sentimos aliviados em homologar esse concurso com a certeza da lisura já que não houve questionamentos na justiça com relação a realização das provas”, disse o governador.
Gaguim falou ainda que não há previsão para a homologação do Concurso do Quadro Geral. “Vou deixar a justiça decidir”, disse. O Governador falou que o Estado quer ter certeza da lisura do certame até mesmo por causa dos candidatos que passaram e devem vim morar no Estado. “E a responsabilidade do governante?”, questionou.O governador não comentou sobre o concurso da educação que também está pendente.
Medidas emergenciais para a saúde
O governador falou das medidas que o Estado está adotando para melhorar a saúde. Gaguim diz que não está satisfeito com o setor. “Vamos colocar médicos em todos os 139 municípios para atuar na Clínica da mulher”, anunciou. O governador falou ainda sobre a construção dos hospitais em Araguaína e Gurupi. “Já estamos com 90% da verba garantida para a construção”, conta. Os recursos para a construção foram conseguidos através do BNDES.
Dentre outras medidas que o governador anunciou estão ainda a entrega de uma ambulância para cada município a partir de março e ainda para suprir as demandas do Hospital Geral de Palmas, a inauguração do Ambulatório de Especialidades e ainda do Hospital Infantil de Palmas.
O Estado vai entregar ainda para cada hospital computadores, num totalde 847; entrega e manutenção de material cirúrgico e estoque de medicamentos. Gaguim anunciou ainda a abertura de um novo concurso público na área para contratação de médicos e enfermeiros em todo o Estado.
Outras ações
Gaguim anunciou ainda que o governo vai trabalhar com um sistema de fiscalização virtual pelo qual dá para fazer o acompanhamento das ações de todas as áreas e até o andamento das obras e atendimento nos hospitais. O governador disse ainda que o Estado vai comprar 300 motos para que a polícia militar atue com as blitzs. Segundo o governador anunciou, o Estado economizou R$ 35 milhões com as ações de contenção de gastos.
Caravana nos Municípios
Gaguim em seu discurso falou ainda da Caravana do Acelera que começa dia 4 de fevereiro pelo município de Natividade. O governador reafirmou que ação foi um pedido dos prefeitos e que não é de cunho eleitoreiro. “Meu projeto é ficar até o fim do mandato”, disse. Gaguim mandou recado para os adversários políticos e diz que com o trabalho “vai dar a resposta a quem critica”, nesse sentido, lembrou a parceria com o presidente Lula.
“Não vou deixar de trabalhar por causa de política eu posso fazer a Caravana pois não sou candidato”, disse.
Comentários (0)