O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde – Sesau, inaugura, nesta segunda-feira, 12, às 17h, o Centro Estadual de Reabilitação - CER, em Palmas. O evento acontecerá na própria unidade de reabilitação, localizada na 203 -Sul Av.LO-05 APM 02, e contará com a presença do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), do secretário de Estado da Saúde, Melquíades Neto, entre outras autoridades.
O Centro de Reabilitação é o primeiro a ser inaugurado no Estado, sendo que está previsto a inauguração de mais um centro em Araguaína. A obra do CER de Palmas, iniciada no início do ano de 2009, teve um custo R$ 848.274,63.
O CER é uma unidade de média complexidade que atenderá toda população com deficiência física e múltipla que necessite de atendimento especializado em reabilitação como avaliação, diagnóstico e indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção. O Centro dará suporte técnico operacional à atenção básica, aos ambulatórios e aos hospitais do Tocantins.
Atendimentos
A unidade tem previsão para 100 atendimentos por dia a pessoas com sequela de hanseníase, amputados, mastectomizados, doenças neuromusculares, paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, malformações congênitas, além de pessoas com deficiência auditiva, e pacientes que necessitam de terapia fonoaudiológica referenciados pelo Cedrau – Centro de Diagnóstico e Reabilitição Auditiva do HGP.
Parceria
A Sociedade Cruz de Malta é parceira no Centro de Reabilitação do Estado. A organização forneceu dois aparelhos de eletroneuromiografia (um para cada centro de reabilitação – Palmas e Araguaína), além da capacitação para a operacionalização dos equipamentos. A Ordem de Malta é a mais antiga organização mundial de assistência humanitária. Atua internacionalmente de forma apolítica e despende seus recursos, provenientes de doações, exclusivamente em obras humanitárias, sem discriminação ideológica, racial ou religiosa.
Outra parceira é a Ong – LRA (The Leprosy Relief Association), uma entidade de caridade médica do Reino Unido, com sede nacional em Natal – RN. A sociedade atua no controle da hanseníase, melhoria da qualidade dos serviços de saúde e da garantia de direitos às pessoas atingidas pela doença.
No Tocantins, a LRA trabalha na capacitação e assistência nos serviços da Sapataria que tem a função de fornecer adaptações de calçados, próteses e órteses funcionais para pacientes hansenianos e diabéticos portadores de pés insensíveis que já apresentam algum tipo de grau de incapacidade física.(com informações da Secom)
Comentários (0)