Gaguim reduz Caravana, mantém benefícios e nega estar fazendo política

Mesmo sem a presença do senador João Ribeiro (PR), o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) iniciou a segunda etapa da Caravana Acelera Tocantins que vai percorrer ao todo 21 municípios. Com uma estrutura de logística menor que a primeira etapa, o ...

A Caravana Acelera Tocantins que começou nesta sexta, 26, corre o sul do Estado na segunda etapa visitando os municípios. O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) passou por nove cidades acompanhado dos deputados Júnior Coimbra (PMDB), da líder do governo, Josi Nunes (PMDB), Sandoval Cardoso (PMDB), Ângelo Agnolin (PDT). O republicano Stálin Bucar também participou das atividades da caravana, mesmo com o possível distanciamento do PR com o grupo do governo.

O prefeito de Gurupi Alexandre Abdala (PR) também esteve durante o período da tarde com a equipe do governo pelos municípios. A Caravana passa por Gurupi, apenas no dia 8 de março.

Da câmara federal estiveram presentes os deputados Laurez Moreira (PSB) e Nilmar Ruiz (PR). A deputada permaneceu na Caravana apenas até o município de Fátima.

Na ausência do senador João Ribeiro (PR) apenas o senador Leomar Quintanilha (PMDB) acompanha o governador.

Além da redução no número de deputados da base do governo a Caravana tem uma estrutura menor que a primeira etapa e conta com menos fluxo de pessoas da equipe de governo. O número de secretários do governo que acompanha Gaguim também foi reduzido.

Apenas o governador e os prefeitos dos municípios fizeram discurso. Gaguim enfatizou que a Caravana não tem cunho eleitoral e ainda que é “proibido falar de política nos municípios”. No entanto no município de Crixás, Gaguim fez uma crítica indireta ao grupo do ex-governador Siqueira Campos (PMDB) . “Não vamos contratar marqueteiros de milhões e milhões, chega de maquiagem, chega de mentira”, falou.

O governador negou caráter eleitoral na Caravana. “Aqui não tem barganha política, ninguém está aqui pedindo voto”, falou. As emendas parlamentares estão sendo liberadas nos municípios, mas sem anunciar o valor em cerimônia restrita e sem participação popular. A entrega do cheque moradia e assinatura de convênios continuam mas sem divulgação dos valores.

Recomendação da PRE

Gaguim falou ao Site RT sobre a recomendação da procuradoria Regional Eleitoral que pediu que a Caravana não fosse usada para promoção pessoal do governador. “Nós desde o início estamos seguindo a determinação da justiça, isso aqui não é política, mas sim uma ação de governo, os benefícios foram pedidos pelos prefeitos”, falou.

Na Caravana, o governador anunciou benefícios como por exemplo o reajuste salarial dos professores. “Não pode um professor ganhar 1.600 reais , isso é um absurdo”, disse Gaguim falando ainda que pretende sentar na mesa com a categoria e discutir o assunto. No município de Aliança do Tocantins a Caravana foi recebida com manifestação dos professores através de faixas.

Gaguim anunciou que ainda esse ano a Unitins será gratuita e contará com pólos da Universidade Aberta nos 139 municípios.

A Caravana vai fazer ao todo 21 municípios da região sul.

Comentários (0)