Geddel garante apoio a criação de comitês de bacia

O Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira falou ao público da abertura do Fórum do Lago na noite de ontem, segunda-feira, 15 garantindo seu apoio e gestão junto à ANA - Agência Nacional das Águas para a criação dos comitês de bacia ao longo d...

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima participou da abertura do 7 Fórum do Lago na noite de ontem, segunda-feira, 15, assegurando seu apoio às questões  levantadas pela organização do evento já no momento da exibição do vídeo de apresentação do fórum. "Eu entendo Fátima, que houveram sim avanços, mas quero me colocar à disposição para amanhã em Brasília, já me articular com meus colegas de governo, com a ANA, para agilizar este processo de criação dos comitês de Bacia", respondeu ele, positivamente, à reivindicação, que extrapola a alçada do seu ministério.

Os comitês de bacias, instrumento de gestão dos rios e corpos d'água tem sido uma solicitação dos participantes das edições anteriores do Fórum. "Eu tenho sido cobrado sobre os comitês, mas o Tocantins é um rio federal, e a criação deles cabe ao governo federal", disse o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Anízio Pedreira. Em sua fala, o ministro respondeu ao secretário e à organização do evento.

Compensação em obras

O ministro respondeu também à fala do secretário Anízio Pedreira, que criticou as compensações financeiras recebidas pelo estado no caso das hidrelétricas. "Nós ficamos com o passivo ambiental, cultural, e quem ganha é a ponta, lá no Sudeste, onde esta energia vai ser usada", disse ele num improviso ao discurso. Geddel foi incisivo ao responder: "O senhor fala em compensações, mas creio que o Tocantins tem recebido muitos investimentos por parte do governo do presidente Lula na construção de perímetros irrigados". O ministro listou os investimentos feitos nos projetos Manuel Alves, Sampaio, Formoso e São João.

Hoje durante todo o dia os painéis de discussão continuam no Colégio São Francisco, localizado na Avenida JK. Educação e Sustentabilidade estão no foco nesta terça-feira.

 

Comentários (0)