GMPV em Augustinópolis passa dos 40 mil atendimentos

Programa do governo já atendeu mais de 40 mil pessoas na 31 edição em Augustinópolis, em cinco dias.Dentre os serviços mais procurados está a emissão de documentos....

O Balcão da Cidadania, já prestou 41 mil 850 atendimentos em cinco dias de ações na 31ª edição ‘Governo Mais Perto de Você’ de Augustinópolis. Dentre os serviços mais procurados estão a fotografia 3x4, xérox, CPF – Cadastro de Pessoa Física, carteira de identidade e de trabalho e emissão de certidões de nascimento. “Meu sonho é estudar”, afirmou Márcia Ferreira de Alencar, lavradora, 18 anos, que esteve nos estandes do Balcão para obter informações sobre a retirada da primeira certidão de nascimento.

Após ser encaminhada para o cartório local para a emissão do documento, Márcia retornou ao programa para fazer o CPF, as carteiras de identidade e de trabalho, as fotos 3x4, a xérox e a plastificação do seu registro civil. A lavradora também foi beneficiada com o atendimento jurídico da Defensoria Pública e com o exame de vista e óculos.

Márcia, que é mais de dois filhos, um, de seis meses e o outro de um ano e seis meses, que ainda não são registrados, foi orientada, pela equipe do Balcão, a solicitar ao cartório de São Miguel, a emissão das certidões de nascimento das crianças. Através deste documento, a lavradora terá acesso aos benefícios do Governo do Tocantins e do Governo Federal. A lavradora é natural de Jacundá, no Estado do Pará e mora no povoado Bela Vista, município de São Miguel, há três anos.

O esposo e o irmão de Márcia, de 20 e 18 anos, respectivamente, também não tinham o registro civil. Eles foram atendidos com a primeira certidão de nascimento, CPF, carteira de identidade e de trabalho, fotos 3x4, xérox, plastificação da certidão de nascimento, exame de vista, óculos e corte de cabelo.

O Balcão da Cidadania, programa social que emite documentos civis básicos gratuitamente, faz parte da superintendência de Promoção dos Direitos Humanos, da secretaria da Cidadania e Justiça.

As ações do ‘GMPV’, que estão sendo disponibilizadas na praça Eduardo Oliveira Melo, das 8h às 18hs, até o dia 22, estão atendendo também os municípios de Araguatins, Axixá, Buriti, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia, Praia Norte, Sampaio, São Bento, São Miguel, São Sebastião e Sítio Novo.

Atendimento à Mulher

As mulheres de Augustinópolis e dos 14 municípios beneficiados com o programa ‘Governo Mais Perto de Você’ estão sendo atendidas quanto a orientações e informações sobre a criação e implementação dos conselhos municipais dos Direitos da Mulher. A implantação destes conselhos é importante para que haja o desenvolvimento de políticas públicas que atendam as mulheres, visando coibir a violência sexual e doméstica desta região.

A superintendência da Mulher, ligada à secretaria da Cidadania e Justiça, já conta com um Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência. O Centro tem sede em Augustinópolis e atende todo o extremo norte do Estado.

Comentários (0)