O governador Siqueira Campos determinou o plantio de novos Ipês em Palmas, principalmente na Praça dos Girassóis. Iniciativa igual a esta foi tomada em 2002, último ano do seu terceiro mandato, quando o governador determinou o plantio de dezenas de mudas de Ipês, mas as plantas não foram cuidadas pelos sucessores que ocuparam o Palácio Araguaia, assim como a praça de um modo geral, e os Ipês não cresceram, razão pela qual o governador acredita que não há quem não esteja com profunda mágoa. O novo plantio seguirá pelos próximos anos como forma de garantir a preservação desta árvore típica e nativa do cerrado, protegida pelo Código Florestal Nacional.
O plantio de novos Ipês acontecerá por razões simples e claras, entre elas a preocupação do governador em preservar esta árvore ameaçada pelas queimadas. Além de madeira nobre, o Ipê proporciona encanto com sua exuberância. É a única árvore típica do cerrado que tem o tronco reto e alongado, com altura acima da média das árvores típicas desta região. Se tivessem os sucessores determinado o cuidado com toda a praça, incluindo nesse trabalho o acompanhamento das mudas de Ipê plantadas, elas estariam hoje em fase adulta e florindo, embelezando ainda mais a Praça dos Girassóis, centro geodésico do País.
Nesta época do ano, não há quem passe pelas avenidas e praças da Capital sem perceber a beleza dos Ipês, que florescem nos meses de agosto e setembro proporcionando particular beleza à paisagem urbana. Por uma razão natural, este ano os Ipês rosa estão se destacando e aumentando ainda mais as expectativas de quão bela Palmas irá ficar nas semanas seguintes, quando os amarelos, roxos e brancos também colorirem nossa cidade. “Os Ipês são semelhantes às cerejeiras, que florescem no outono no Japão, trazendo colorido às ruas de Tókio, embelezando ainda mais aquela cidade. Assim são os Ipês aqui na nossa capital e em todo o estado, chamam a atenção dos visitantes pela beleza e exuberância”, analisou o governador Siqueira Campos.
(Da SECOM)
Comentários (0)