Governador entrega Centro de Referência em Saúde do Trabalhador nesta terça

Nesta terça-feira, 09, às 9h, em Palmas, o Governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Eugênio Pacceli de Freitas Coelho, e presença de demais autoridades entregam o novo prédio do Cerest ? Cent...

O Cerest é um setor ligado à Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde e constitui como a principal estratégia do SUS, no sentido de garantir atenção integral aos trabalhadores, independente da forma que estes estão inseridos no mercado de trabalho, conforme preconiza a Constituição Federal e a lei 8.080, que instituiu o SUS.

Tem como maior atribuição, dar suporte técnico às redes pública e privada de saúde, no sentido de se reconhecer os principais agravos a que são acometidos os trabalhadores, e a partir da própria rede estabelecer a relação desses agravos, com os ambientes e processos de trabalho a que estes são submetidos, não sendo, portanto, "porta de entrada do sistema de saúde".

O Cerest também tem o papel de garantir a notificação desses agravos no Sistema de Informações do SUS, o que possibilita o desencadeamento de ações de controle dos ambientes e processos de trabalho, que mais adoecem e acidentam por ação direta de vigilância desses ambientes e/ou desenvolvimento de pesquisas específicas, que possibilitem um maior conhecimento dos processos desencadeadores dos agravos mais relevantes.

O novo prédio do Centro está situado na Avenida Teotônio Segurado - ACSU-SO 40 lote 19, próximo ao prédio do SINE e Secretária da Juventude. O prédio é alugado com recurso do Ministério da Saúde e com contrapartida do Governo Estadual na manutenção do prédio (água, energia, telefone, combustível), além dos Recursos Humanos, hoje com 23 servidores.

O Cerest funciona fora da estrutura da sede da Sesau, desde 2005.

Homenagem

Após aprovação no CES - Conselho Estadual de Saúde, o Cerest recebeu o nome de Centro de Referência de Saúde do Trabalhador Advair Alves Dutra, homenagem prestada ao Sindicalista, Conselheiro de Saúde e representante da CIST - Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, um dos principais precursores na implantação da Política de Saúde do Trabalhador, que teve uma morte precoce, aos 43 anos de idade, por AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Comentários (0)