O governador Carlos Henrique Gaguim participa nesta quarta-feira, 10, do lançamento da grade de trilhos da Ferrovia Norte-Sul, em Alvorada, às 9h, nas proximidades da TO – 373. No mesmo dia, às 11 horas, prestigia a inauguração da fábrica de dormentes - material fabricado em concreto, ferro e aço para instalação da grade dos trilhos - , desta vez no município de Talismã.
Também participam das solenidades, o presidente da Valec Engenharia S/A, empresa responsável pela ferrrovia, José Francisco das Neves, o prefeito de Alvorada, Reginaldo Martins Rodrigues, e a prefeita de Talismã, Miriam Salvador Costa Ribeiro, além de parlamentares.
Esta é a primeira instalação de grade de trilhos em trecho compreendido entre Alvorada e o rio Canabrava, no município de Porangatu, Goiás. São 65,8 km de obras, com início imediato. A conclusão está prevista para outubro de 2010. Serão investidos R$ 200 milhões do Governo Federal e gerados 800 empregos diretos e 1600 indiretos, segundo informações da Valec.
Quanto à fábrica de dormentes em Talismã, a mesma já opera há cerca de 10 dias, com produção de 1,2 mil dormentes por dia. O Governo Federal investe na fábrica R$ 8 milhões no empreendimento que gera 200 empregos diretos.
A ferrovia
A Ferrovia Norte-Sul compreende 1574 km entre Açailândia, no Maranhão, e Anapólis, Goiás. Destes, 1003 km estão em obras e o restante, de Açailândia a Guaraí no Tocantins, estão concluídos. Estão em obras trechos de Guaraí a Palmas e Alvorada a Porangatu.
Comentários (0)