Em cerimônia na manhã desta quarta, 13, o governo do Estado assinou o decreto que regulamenta a Lei n° 1.402/2003, que institui o Pró-Cultura - Programa Estadual de Incentivo à Cultura. Com a presença de vários artistas do Estado, Carlos Henrique Gaguim (PMDB) foi aplaudido ao falar sobre o incentivo á cultura e dizer que sanou dívida antiga com a classe artística do Estado.
Com o decreto, o governo cria uma política específica de financiamentos de projetos voltados para a cultura em todas as áreas. O valor disponível para financiar é oriundo do Fundo Estadual de Cultura e só pode ser investido para este fim, como explicou o presidente da Fundação Cultural, Sérgio Lorentino que expôs especificadamente como vai funcionar o programa.
O governador Gaguim se pronunciou e relatou alguns dos 53 projetos voltados à cultura que apresentou na Assembléia Legislativa quando era presidente. Dentre eles o que torna vários monumentos históricos do Estado como bens de valor cultural. “Queremos um Tocantins verdadeiramente cultural”, disse o governador ao mencionar que quer uma política de valorização e estímulo à cultura do Estado.
Gaguim pediu ajuda aos profissionais da cultura para ajudar a desenvolver os programas e políticas e mencionou ainda que a política não deve interferir no segmento. “Artista não tem partido político”, falou. O evento contou com apresentações culturais, inclusive do grupo Tambores do Tocantins.
Prestígio
Algumas autoridades políticas do Estado ligadas ao governo prestigiram o evento. Estiveram presentes os deputados estaduais Josi Nunes (PMDB), Cacildo Vasconcelos (PP),Amélio Cayres (PR), José Geraldo (PTB), Manoel Queiroz (PPS) e Raimundo Moreira (PSDB). Da bancada federal participaram Osvaldo Reis (PMDB), Nilmar Ruiz (PR) , Laurez Moreira (PSB) e o senador João Ribeiro (PR) .
Comentários (0)